Modelo permitirá inclusão de mais informações em QR Code impresso na parte interna do documento
Modelo permitirá inclusão de mais informações em QR Code impresso na parte interna do documento | Foto: Palácio do Planalto / Divulgação / CP
A partir do dia 1º de março todo cidadão que fizer uma carteira de identidade (CI) no Rio Grande do Sul passará a receber o novo modelo de acordo com o padrão estabelecido no decreto 9.278/2018, assinado por Michel Temer. O documento trará diversas mudanças e permitirá a inclusão de uma série de novas informações.
O governo do Estado fará a implantação definitiva do novo documento durante os meses de janeiro e fevereiro. Durante o período, os pontos de confecção de documentos permanecerão abertos, entretanto, haverá restrição temporária de alguns serviços. O modelo expresso, que é entregue em três horas ou até o prazo de 24 horas, continuará sendo emitido até o dia 25 de fevereiro.
“Sabemos que se trata de um serviço essencial. No entanto, esta adequação se faz necessária. Pedimos a compreensão de todos, pois não deixaremos de emitir os documentos expressos e atender os casos de urgência. Todo o processo será conduzido visando causar o menor transtorno”, esclareceu a diretora-geral do IGP, Heloísa Kuser.
•• Conheça o cronograma:
– 8 a 31 de janeiro: fase de testes do sistema que será utilizado na implantação do novo modelo de CI. Em paralelo, será realizado o treinamento dos servidores do IGP responsáveis pelo serviço;
– 31 de janeiro: prazo final para o encaminhamento de CIs no modelo a ser extinto, com prazo normal de entrega, em todo o estado;
– 4 de fevereiro: iniciará, em todo o estado, o encaminhamento de CIs do novo modelo, que serão entregues a partir de 1º de março. Somente para situações emergenciais comprovadas serão emitidas carteiras de identidade no modelo a ser extinto, obedecendo as datas que seguem abaixo:
– até 15 de fevereiro: encaminhamento de carteiras emergenciais no modelo a ser extinto, no interior do estado e na região metropolitana;
– de 18 a 22 de fevereiro: somente os postos da rede Tudo Fácil e Posto de Identificação (Av. da Azenha, 255) encaminharão CIs emergenciais, no modelo a ser extinto, com entrega exclusiva em Porto Alegre (Av. da Azenha, 255);
– 25 de fevereiro: somente a sede do DI (Av. da Azenha, 255) encaminhará CIs emergenciais, no modelo a ser extinto, exclusivamente em casos de emergência comprovada;
– 26 a 28 de fevereiro: estará suspenso o encaminhamento de CIs emergenciais em todo o Estado. Este período será utilizado para o processamento e emissão de todos os documentos solicitados até 25 de fevereiro, no modelo a ser extinto;
– 1º de março: Início da operação do sistema de emissão do novo modelo de CI com o restabelecimento de todos os serviços, com prazos normalizados.
Correio do Povo