Evento serve de preparação para o Ano Literário de 2019
Tendo como palco as dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton Alves de Souza, ocorreu na manhã de quarta-feira, dia 24, o lançamento do Ano Literário de 2019, através da Semana Artística Literária que acontece até sexta-feira, dia 26 e que terá como objetivo estimular a leitura direcionada à compreensão do conhecimento amplo que os livros proporcionam, bem como incentivar a leitura como caminho para a construção do conhecimento.
Considerando que 2019 será o Ano Literário na Rede Municipal de Ensino, a Semana Artístico Literária será uma preparatória para as atividades que serão desenvolvidas no próximo ano nas Escolas da Rede Municipal de Ensino.
Participaram do referido ato o Prefeito Leonir Cardozo e a 1ª Dama Marosane Romio Cardozo, a Vereadora Norma Schu Ewerling, o representante da bancada do PDT no Legislativo Gabriel Coche, Eva Trierveiler que é contadora de histórias, a Coordenadora Geral da SME Marcia Beckmann, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Rita Pigozzo, a Diretora da Escola Milton Alves de Souza, Magda Cenci Tomedi, demais direções das escolas municipais, bem como professores, alunos e imprensa.
A Semana Artístico Literária é uma oportunidade para as comunidades escolares conhecerem dois autores das obras a serem trabalhadas no Ano Literário 2019. Como já citado, na abertura os alunos acompanharam a contação de histórias com Eva Trierveiler, já na quinta-feira, dia 25, esteve presente a autora Simone Perdersen e no dia 26 o escritor Pedro Bandeira. Nas noites de quarta e quinta também ocorreu o cinema de rua do SESC. Na semana que vem divulgaremos como foram as dinâmicas com os autores dos dias 24 e 25. no dia de abertura ainda ocorreram apresentações artísticas na escola sede.
Diversas autoridades se manifestaram na ocasião enaltecendo a Semana Artístico Literária, principalmente por proporcionar um espaço adequado para os alunos acompanharem apresentações e palestras com os escritores, além do fomento e incentivo à prática da leitura, bem como a preparação acentuada para o Ano Literário de 2019.
P.M.Sarandi – Joel De Brito