Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

RS recebe mais 140 venezuelanos nesta terça-feira

Grupo será encaminhado para quatro cidades da Região Metropolitana

Rio Grande do Sul espera a chegada de mais 140 venezuelanos nesta terça-feira | Foto: Guilherme Almeida

Rio Grande do Sul espera a chegada de mais 140 venezuelanos nesta terça-feira | Foto: Guilherme Almeida

O Rio Grande do Sul receberá, nesta terça-feira, mais 140 refugiados vindos da Venezula. O grupo tem previsão de desembarque no Aeroporto Salgado Filho para o início da tarde e será encaminhado para quatro cidades da região Metropolitana, além de Porto Alegre.

Segundo a Prefeitura da Capital, 70 venezuelanos ficarão na cidade. Outros 40 vão para Cachoeirinha, 21 seguem para Canoas e mais nove para Esteio.

Os venezuelanos que ficarão em Porto Alegre serão acolhidos em casas da instituição filantrópica Aldeias Infantil SOS, no bairro Sarandi, na zona Norte. O abrigo faz parte de um convênio direto do Governo Federal com a instituição, com suporte financeiro do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e apoio social da Prefeitura.

“Nossa primeira medida será o cadastro nos sistemas públicos e o diagnóstico das necessidades. Faremos isto por meio da rede de assistência em conjunto com a saúde e a educação. Montamos uma comissão de recepção para o acolhimento do grupo que abandonou tudo em busca de segurança, paz e uma vida mais digna”, explicou a secretária municipal do Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo.

RS receberá mais 200 venezuelanos nesta semana

Na próxima quinta-feira, outro grupo de venezuelanos desembarca no Estado. Segundo a Prefeitura, são esperados 200 pessoas, onde 52 seguem para cidade de Chapada, Noroesto do Estado, 108 para Canoas e 40 para Cachoeirinha.

O Rio Grande do Sul já recebeu até o momento 502 refugiados da Venezuela. Canoas abriga o número maior de venezuelanos: 288. Em Esteio, o total de abrigados é de 214.

Prefeito de Cachoeirinha acompanha grupo em Roraima 

O prefeito de Cachoeirinha Miki Breier e o secretário municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação Valdir Mattos estão em Boa Vista, capital de Roraima, acompanhando o grupo, que desembarca em Porto Alegre nesta terça. Após chegarem no aeroporto, no final da tarde, será feita uma recepção e acolhida aos refugiados no abrigo em Cachoeirinha, localizado na rua Ruy Barbosa, 65. Depois, às 19h, está prevista a acolhida na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem e às 20h está previsto um jantar de boas-vindas.

Sobre a chegada de outras 40 pessoas no município, Miki garantiu a boa receptividade para os refugiados. “Todos os procedimentos estão sendo adotados para que eles possam ser recebidos na nossa cidade com dignidade”.

Correio do Povo




error: Content is protected !!