Submundo do crime e da mídia sensacionalista são tema da produção
O submundo sombrio do crime e da mídia da noite de Los Angeles é o cenário principal do pulsante “O Abutre” (“Nightcrawler”, EUA, 2014), que estreia nos cinemas nesta quinta-feira. No longa-metragem, Gyllenhaal interpreta Lou Bloom, um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre, quase por acaso, o universo do jornalismo sensacionalista.
Ao encontrar equipes de filmagem freelancers à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças, Lou entra neste reino perigoso e predatório dos nightcrawlings (as minhocas que só saem da terra à noite) e começa a dar seus primeiros passos como cinegrafista de noticiários de televisão.
A trama levanta a questão da ética no jornalismo, sendo a notícia considerada uma mercadoria. Este filme marca a estreia na direção de Dan Gilroy, o roteirista de “Gigantes de Aço” e “O Legado Bourne”, que escreveu em parceria com seu irmão, o também roteirista e diretor Tony Gilroy. No elenco, estão também Rene Russo, Bill Paxton, Riz Ahmed e Kevin Rahm.
O thriller estreou em primeiro lugar nas bilheterias norte-americanas e vem conquistando indicações em importantes prêmios da temporada. No SAG Awards e no Globo de Ouro, o ator Jake Gyllenhaal foi indicado nas categorias de Melhor Ator. “O Abutre” ainda recebeu cinco indicações para o Independent Spirit Award, que premia as melhores produções independentes do cinema em 2014. Na Academia de Críticos de Cinema de Los Angeles, Rene Russo ganhou destaque na categoria de Atriz Coadjuvante. “O Abutre” também integrou a lista dos Dez Melhores Filmes de 2014 do American Film Institute.
Assista ao trailer:
Fonte Correio do Povo