Prazo para justificar falta em eleição termina nesta segunda | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória
O eleitor que não votou no segundo turno da eleição e não justificou o voto vai ter prazo só até esta sexta-feira para se explicar. Para resolver a pendência com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve procurar qualquer cartório e apresentar requerimento de justificativa e comprovante que impossibilitou o voto em fim de outubro. Em Porto Alegre a Central de Atendimento ao Eleitor só funciona das 9h às 15h.
Eleitores do Rio Grande do Sul podem, ainda, encaminhar o procedimento de justificativa pela internet, no sistema Justifica, que também atende votantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e os residentes no exterior. Para isso, é necessário informar o nome, título eleitoral, email, telefone, a justificativa e um documento que comprove a resposta.
A falta de justificativa em três eleições consecutivas provoca o cancelamento da inscrição eleitoral. Cada turno é considerado uma eleição. Quem perde os prazos para se explicar fica sujeito a multa de R$ 3,51. Mas o prejuízo maior não é financeiro: quem não justificar ausência no pleito não consegue fazer passaporte, tomar posse em caso de aprovação em concurso e entrar ou renovar matrícula em universidade pública, por exemplo.
Para se regularizar, o eleitor que perde o prazo precisa procurar qualquer cartório, retirar o boleto de cobrança, pagar o valor e voltar ao cartório, com o comprovante. É possível pagar o documento usando código de barras, em caixas de auto-atendimento.
Fonte Correio do Povo