Sensibilização junto à comunidade será realizada no dia 31 de maio, durante o dia. À noite, haverá uma palestra na Faculdade de Medicina da UPF
Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças.
Sabendo disso, a Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia (LIONCO) da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizará, no dia 31 de maio, um evento para orientar a comunidade e os acadêmicos da área da saúde a respeito da importância da erradicação do tabagismo e de suas implicações clínicas e cirúrgicas.
Programação
Nos turnos da manhã e da tarde, haverá sensibilização e orientação da comunidade na praça Tamandaré. Às 19h, será realizada uma palestra no auditório da Faculdade de Medicina da UPF sobre as “Implicações Clínicas e Cirúrgicas do Tabagismo”, ministrada pela oncologista Dr. Cláudia Schavinski e pelo cirurgião torácico Dr. Rafael Cadore.
Podem participar da palestra estudantes de Medicina de todas as Instituições de Passo Fundo, acadêmicos das demais áreas da saúde e a comunidade. As inscrições para a palestra podem ser feitas na secretaria da Faculdade de Medicina da UPF. Há custo de R$ 5,00 apenas para quem quiser certificado, para os demais o evento é gratuito.
Assessoria de Imprensa
Universidade de Passo Fundo