No total, 83 cidades serão incluídas no novo sistema para as eleições do ano que vem
Cadastramento biométrico para 2016 foi aberto em 12 cidades gaúchas | Foto: Deoli Graff/ Especial / CP Memória
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciou nesta segunda-feira o cadastramento biométrico para eleitores de 12 das 83 cidades que devem se adaptar ao novo sistema para as eleições de 2016. Atualmente, 186 municípios já se adequaram ao voto biométrico.
A perspectiva do TRE é de que um total de 269 municípios estejam aptos a escolher representantes de forma digitalizada no ano que vem – 54% do total. A assessoria do órgão salienta, no entanto, que esse número pode ser maior: pelo menos Caxias do Sul, Pelotas, Alvorada e Viamão também devem recadastrar eleitores.
O cadastramento biométrico começou nesta segunda em Espumoso, Rolante, Pinhal, Mampituba, Arroio do Sal, Tiradentes do Sul, Boqueirão do Leão, Barracão, Erval Seco, Santo Antônio das Missões, Liberato Salzano e Feliz. Os prazos finais para o recadastramento são diferentes para cada cidade. Nesta leva, o prazo mais curto fica para Pinhal, no Litoral Norte, que vai cadastrar eleitores até 1º de julho. Já para Espumoso, o prazo vai até 16 de março do ano que vem.
A primeira cidade gaúcha a adotar o voto biométrico foi Canoas, entre 2009 e 2010. Para as eleições do ano passado, outras 185 localidades realizaram o procedimento. Até agora, 12,1% do total de eleitores se cadastrou ao sistema. De acordo com o TRE, a biometria aumenta a segurança no processo de votação, “na medida em que o eleitor é identificado, por meio das impressões digitais, antes de ter a urna eletrônica liberada para o voto.”
Fonte Correio do Povo.