Os benefícios (e riscos) da efedrina no emagrecimento
A efedrina é um composto extraído de um gênero de plantas chamado Ephedra. O extrato das folhas dessas plantas já era usado há séculos por chineses com o intuito de curar doenças de ordem respiratória.
Na medicina moderna, a efedrina é usada como broncodilatador e descongestionante, porém suas utilidades vão muito além, principalmente para pessoas que desejam perder gordura rápido.
Os benefícios da efedrina para quem quer emagrecer
O “segredo” da efedrina está em sua habilidade de forçar o corpo a usar mais tecido adiposo (gordura) como fonte de energia enquanto aumenta a temperatura corporal (o que acelera ainda mais a queima de gordura).
Ela também é um potente estimulante e como todo estimulante, vai aumentar os níveis de energia, foco e performance nos exercícios. De quebra ainda vai funcionar como um supressor de apetite.
Efedrina tem uma ligação altamente sinérgica com cafeína. Quando usadas juntas, ambas tem suas ações potencializadas. É por isso que combo ECA é tão famoso.
Mas enquanto a cafeína causa tolerância rápida e para de gerar os efeitos esperados dentro de algumas semanas, a efedrina continua funcionando por tempo indeterminado.
Em termos simples (para não dizer grosseiros), os receptores pela qual a efedrina funciona (beta-2 adrenérgicos) se renovam em uma velocidade maior do que se deterioram, fazendo com que a efedrina continue funcionando por tempo indefinido.
Talvez você não sinta a mesma euforia e energia de antes, mas os efeitos relacionados a queima de gordura continuam ocorrendo.
Mas isso não quer dizer que você deva usar efedrina indefinidamente. Na verdade, existe uma razão para ela ter sido banida em vários países (incluindo Brasil e Estados Unidos).
Efeitos colaterais da efedrina
Ao mesmo tempo que este termogênico traz inúmeros benefícios para a queima de gordura, ele também é um dos que pode trazer os problemas mais sérios.
O principal deles é em relação ao aumento dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea, o que pode ser extremamente perigoso para pessoas com problemas preexistentes.
Nesta situação, a efedrina pode causar ataques cardíacos, derrames cerebrais, convulsões e até a morte (não, não é exagero).
O motivo para a efedrina ser banida em vários países é justamente porque algumas pessoas morreram usando o produto sem saber de sua saúde atual.
Isto é muito importante notar porque o público que mais procura efedrina é justamente o público sedentário que quer algo que gere mudanças repentinas e coincidentemente são os mais despreparados para usar um estimulante como este.
Com isto em mente, jamais use efedrina sem consultar um médico e sem fazer os devidos check-ups.
Outros efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso de efedrina:
- Tonturas
- Tremores
- Visão turva
- Ansiedade
- Insônia
- Irritabilidade
Palavras finais
Efedrina é um queimador de gordura extremamente efetivo, mas deve ser usado com muita cautela até mesmo por pessoas saudáveis.
Pessoas com histórico de doenças cardíacas na família, sedentárias ou com problemas preexistentes, devem passar bem longe desta composto – sem desculpas.
Lembre-se também que efedrina é um estimulante e misturá-la com outros compostos parecidos pode exacerbar os perigos.
Em suma, efedrina não é para quem quer, mas para quem pode (e sabe) usá-la com segurança
Hipertrofia.org