Cada dia mais, o registro fotográfico em eventos corporativos dos diferentes tipos, sejam eles científicos ou sociais, adquire relativa importância.
As necessidades podem variar entre divulgação em tempo real e apoio à equipe de assessoria de imprensa através de fotos pontuais ou de registro. É de conhecimento comum que fotógrafos sempre proporcionam um charme aos eventos, com seus flashes captando a atenção dos convidados a cada instante e fazendo com que os backdrops sejam disputados. A experiência prazerosa que se apresenta diante das lentes e que se torna tangível no momento em que o participante é surpreendido com uma foto impressa ou revelada, é capaz de proporcionar impactos positivos e imensuráveis à imagem corporativa.
Além do registro de um evento, as fotos captadas se caracterizam também como importante ferramenta de marketing, uma vez que podem ser divulgadas em tempo real ou nas mídias sociais, servindo como um forte canal de comunicação que poderá propiciar a captação de futuros clientes ou até mesmo otimizar precocemente a imagem da próxima edição do evento.
Atualmente, gradativamente as empresas tem valorizado o serviço fotográfico em seus eventos e a escolha dos profissionais não se dá mais baseada no menor preço, mas envolve outros aspectos de valor como a qualidade do serviço prestado e das fotos, e o comportamento profissional diante do público. Levando em conta importância da presença de profissionais da fotografia em eventos e sua demanda crescente, aqui vão algumas considerações para quem almeja consolidar a carreira nesta área.
Deve-se constituir uma empresa e assegurar-se de que ela esteja em dia com as questões fiscais. Por mais lindas e profissionais que sejam suas fotos ou mesmo que sua experiência como fotógrafo colecione longa data, as corporações priorizam empresas que possuem CNPJ e que estão em dia com o fisco. A partir disto, você estará apto a iniciar os trabalhos com os organizadores de eventos.
É de conhecimento que eventos corporativos exigem dos profissionais linguagem e postura alinhadas com a imagem de sua marca. O fotógrafo não pode, por exemplo, vestir-se casualmente em uma solenidade onde o traje apropriado seja formal. Portanto, faz-se necessário que ele se mantenha sempre informado dessas importantes regras sociais. Por estas razões, a definição de um briefing é de suma importância.
Neste sentido, a assiduidade faz-se igualmente necessária. É importante sempre chegar ao local com tempo suficiente para instalar e testar os equipamentos, orientar sua equipe técnica e alinhar as informações pertinentes e específicas ao evento com o mestre de cerimônia ou organizador. A atenção a esses aspectos é fundamental para que você não perca nenhum registro relevante.
Além do briefing que é desenvolvido em conjunto com a empresa, não se pode deixar de estabelecer uma linha direta de comunicação com os organizadores durante o evento pois é bastante comum surgirem adversidades. Neste sentido, o profissional também precisa ser flexível a horários e contratempos. No que concerne à finalização do serviço, a entrega das fotos editadas precisam estar devidamente organizadas e separadas por data, sala ou local, e período do dia em que elas foram tiradas. Caso a entrega seja em mídia digital é interessante que ela seja personalizada e jamais demore ou atrase a entrega pois empresas correm contra o tempo.
Portanto, para se trabalhar na área de eventos corporativos, o profissional precisa ser organizado e estar atualizado no que se refere a produtos e serviços pois os clientes deste segmento são bastante exigentes e demandam não apenas fotografias profissionais e de qualidade, mas também excelente atendimento e atenção. Definitivamente, o conjuntos destes elementos garantirão aos seus clientes satisfação plena e seu trabalho será reconhecido e recomendado.
http://www.fotografia-dg.com/a-importancia-da-fotografia-em-eventos-corporativos/
http://www.fotografia-dg.com/a-importancia-da-fotografia-em-eventos-corporativos/