Brigada Militar lança ofensiva ininterrupta de 44 horas com Operação Avante Tiradentes
A Brigada Militar, juntamente com as polícias militares de todo o país, numa iniciativa inédita, lançou nesta quinta-feira (20), no Largo Glenio Peres, uma operação que ocorre simultaneamente em todo o território nacional. Com um efetivo de mais de 10 mil policiais militares, 4300 viaturas, duas aeronaves e quatro embarcações, e o reforço de policiais do setor administrativo, alunos que se formarão soldados ainda este ano e bombeiros militares, a Operação Avante Tiradentes marca a celebração do Dia do Policial, comemorado nesta sexta-feira (21).
Denominada Operação Tiradentes em nível nacional, a ação reúne policiais e bombeiros militares de todos os estados e se estende por 24 h, indo até às 14h da próxima sexta-feira (21). No Rio Grande do Sul, a Operação Avante Tiradentes vai até o próximo sábado (22), perdurando por 44 horas ininterruptas.
As polícias militares, que juntas somam mais de 600 mil homens e mulheres, desenvolvem a força-tarefa para preservar, manter e aprimorar a ordem pública. A operação foi denominada assim por contribuir de forma significativa à segurança pública.
De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal`Lago, a decisão de realizar a operação conjunta em todo o Brasil foi decidida m uma reunião do Conselho Nacional de Comandante-gerais, que engloba policiais militares e bombeiros militares, realizada no início de abril, no Rio de Janeiro. “Na ocasião definimos que no dia do policial as polícias militares é que iriam homenagear a comunidade trabalhando ainda mais do que já fazemos no cotidiano. Aqui no estado serão 44 horas de atuação, para mostrar o nosso alto grau de patriotismo, despreendimento e compromisso público. Além da rotina, do cotidiano, das operações normais de prevenção, vamos reunir o máximo de efetivo, trazendo policiais da administração, das escolas, etc, para um movimento diferente. Não tem milagre, não vamos clonar policiais, só vamos juntar o que temos para um movimento diferente de proatividade, com mais abordagens, mais informações, levando mais percepção, mais orientações. Este é um movimento que as polícias militares decidiram fazer em um momento bastante difícil que o Brasil está passando. Estamos fazendo um movimento oposto à crise financeira e moral, trabalhando muito e demonstrando compromisso com a sociedade. Com essa operação, vamos mostrar a unidade das polícias militares do pais em apoio à comunidade e ás pessoas de bem. Nós queremos potencializar o bem e também, dar percepção de segurança, queremos que o delinquente tenha medo de cometer delitos, pois este deve ser recolhido e retirado da sociedade. Essa é a função da polícia militar, a vocação da sua missão no combate à criminalidade, e é isso que estaremos fazendo”, lembrou.
A Operação Avante Tiradentes acontece nos 16 comandos regionais com foco no latrocínio, homicídio, roubo a veículo, roubo a pedestre, roubo a transporte público, delitos que a Brigada Militar já vem combatendo com muito vigor e com diminuição de alguns destes indicadores de criminalidade, especialmente, com a Operação Avante. O reforço de brigadianos nas ruas está previsto para todas as regiões do Estado.
Essa operação tem 44h de duração, indo até o dia 22, levando a todos os municípios uma abordagem diferenciada. Os policiais militares trabalham todos os dias em prol da comunidade, às vezes arriscando a própria vida, e neste dia que se homenageia os policiais, os policiais que estarão homenageando a população com mais trabalho”.
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, parabenizou a BM e todas as polícias do Brasil na data em que se comemora Tiradentes, patrono das policias. “Usamos esta data e esta ação da BM para refletir a respeito da luta diária dos servidores da Segurança Pública em prol das nossa sociedade. Uma luta para garantir ao cidadão a liberdade e a qualidade de vida necessárias para que possamos todos viver com dignidade. Precisamos enfrentar a violência e a criminalidade de forma consistente. O governo do Estado vem dando provas de que trata a questão como prioridade através da série de medidas anunciadas e colocadas em prática ao longo dos últimos meses”.
Na segunda quinzena de julho haverá a formação de 1.060 policiais militares e 200 bombeiros. Além disso, o governo do estado já divulgou a convocação de 522 futuros policiais militares e bombeiros aprovados no último concurso.
GABINETE DO COMANDANTE-GERAL
Assessoria de Imprensa
Clelia Admar (51)3288-2767 (51) 98501-6549
Foto: Rafael Silva/BM