Período de 13 a 31 de Janeiro de 2017.
A patrulha da Brigada Militar foi informada pela vítima, que seu veículo GM/ Corsa Wind, de cor branca, placas KGD 5092; havia sido furtado em frente de sua residência, na Rua Tiradentes, Centro; o registro foi efetuado na polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar compareceu em uma residência na Rua Ângelo Rech, Centro, onde a vítima informava que desceu para o piso inferior da casa e ao retornar, verificou o furto de diversas bebidas, a quantia de R$ 150,00, 01 para de chinelos, 01 aparelho celular marca Nokia, 01 jogo de lençol , 01 pulseira de ouro, além de doces e bombons; o registro foi encaminhado à polícia civil para os procedimentos necessários.
A patrulha da Brigada Militar deslocou na Rua Paulo Dall’Óglio, Centro, a fim de atender um acidente de veículos com lesões corporais, envolvendo o veículo Ford/ Courrier de placas AJI 2696, bem como a motocicleta Suzuki/ JTA EN125 de placa IRE 2872.
A patrulha da Brigada Militar foi solicitada a comparecer em uma residência na Linha Estancado, Interior; onde um casal havia sido rendido por criminosos, os quais roubaram diversos pertences da casa, além dos veículos GM/ S10 de placas PAZ 5909 e o Jeep/ Renegade de placas IXA 1004; os autores acabaram levando uma das vítimas como refém, sendo que horas após liberaram essa vitima em uma estrada do interior do município de Pontão; já os veículos foram recuperados no dia seguinte e restituídos ao proprietário.
A patrulha da Brigada Militar compareceu na Rua Bortolo de Marco, Centro, a fim de atender um acidente de veículos com lesões corporais, envolvendo o veículo Ford/ Escort de placas CFO 6330, bem como o veículo Ford/ Focus de placas EBK 9014.
A patrulha da Brigada Militar deslocou até uma residência na Linha Coanol, Interior; onde o proprietário informava que havia movimentação suspeita de pessoas na propriedade; foram efetuadas buscas no local e proximidades, mas nada foi encontrado.
A patrulha da Brigada Militar foi solicitada a comparecer na Estrada Natalino, Interior, a fim de atender um acidente de veículo com danos materiais, envolvendo o caminhão Iveco/ Daily de placas ITY 3866.
A patrulha da Brigada Militar compareceu em um estabelecimento comercial na Avenida Expedicionário, Centro; onde ocorreu um dano na janela da frente do estabelecimento, não sendo constatado nenhum objeto furtado do local; o registro foi efetuado na delegacia de polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar foi informada que havia duas motocicletas em atitudes suspeitas na Rua Etelvino Prestes, Cidreira; chegando ao local flagrou as duas motocicletas e ambas empreenderam fuga, sendo que uma delas foi interceptada e abordada; foi constatado que o condutor era menor de idade e a motocicleta não possuía procedência legal; o veículo foi apreendido e foi confeccionado Comunicação de Ocorrência Policial ao menor, a qual foi remetida à polícia civil para os procedimentos legais; o menor foi entregue à sua mãe.
A patrulha da Brigada Militar compareceu na Rua Bortolo de Marco, Centro, a fim de atender um acidente de veículos com danos materiais, envolvendo o veículo Ford/ Ranger de placas 1937, bem como o veículo VW/ Fusca de placas IBQ 8618.
Compareceu no quartel da Brigada Militar um cidadão, a fim de registrar ameaças e difamações que sofrera juntamente com sua esposa, cujo autor foi um vizinho; o registro foi encaminhado à polícia civil para os procedimentos legais necessários.
A patrulha da Brigada Militar foi solicitada a comparecer em uma residência na Rua Pedro Zorzetto, Kenedy, onde a mesma havia sido arrombada e de seu interior foi furtado diversas joias, 01 rádio de pequeno porte e algumas peças de roupas; a vítima efetuou o registro na delegacia de polícia civil, após fazer um levantamento exato do material furtado.
A patrulha da Brigada Militar durante patrulhamento de rotina, abordou o veículo GM/ Corsa Hatch de placas DLU 4210, constatando que seu condutor possuía apenas 17 anos de idade; além de que o licenciamento anual do veículo encontrava-se vencido e possuía um farol defeituoso; foram confeccionados os autos de infração correspondentes, bem como Comunicação de Ocorrência Policial ao proprietário do veículo e encaminhado o registro à polícia civil; já o veículo foi recolhido ao guincho.
A patrulha da Brigada Militar deslocou até uma residência na Rua Olavo Rodrigues, Universitário, onde a vítima afirmava que havia uma pessoa estranha dentro de sua casa; chegando ao local foi preso em flagrante o indivíduo J.A.A.A. no porão da residência, já com diversos objetos furtados embalados em um cobertor; o autor foi encaminhado à polícia civil e após ao presidio estadual de Sarandi, onde permaneceu à disposição da justiça.
A patrulha da Brigada Militar compareceu em um estabelecimento comercial na Avenida Expedicionário, Centro, onde duas vítimas queixavam-se do som alto produzido pelo estabelecimento; foi confeccionado Termo Circunstanciado ao proprietário do bar, sendo que o mesmo responderá perante a justiça.
Compareceu no quartel da Brigada Militar um cidadão, a fim de informar que quando saía de um clube na área central da cidade, teve seu aparelho celular roubado por três rapazes, os quais fugiram do local após o ato; o registro foi efetuado na delegacia de polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar foi solicitada a comparecer em uma residência na Rua Artur Berlet, Sassi, onde uma vítima queixava-se do som alto que vinha da casa vizinha; disse que havia solicitado ao autor que maneirasse com o volume mas não foi atendido; foi confeccionado Termo Circunstanciado ao autor, o qual responderá perante a justiça por seus atos.
Veículos autuados no período:
- GM/ Vectra de placas ICV 0003: pelo condutor não estar utilizando o cinto de segurança; bem como por dirigir o veículo com apenas uma das mãos.
- Audi/ A3 de placas ALM 1407: pelo condutor não estar utilizando o cinto de segurança; bem como por dirigir o veículo com apenas uma das mãos.
- GM/ Vectra de placas CMB 4553: por utilizar o som automotivo em volume excessivo.
- VW/ Gol MI de placas CPR 4902: por utilizar o som automotivo em volume excessivo.
- VW/ Bora de placas IPL 9557: por estacionar em fila dupla, ao lado de outro veículo.
- VW/ Golf de placas KNE 8056: por utilizar o som automotivo em volume excessivo.
- Honda/ Civic de placas DZB 0842: por utilizar o som automotivo em volume excessivo.
- Renault/ Sandero de placas ISC 7636: por utilizar o som automotivo em volume excessivo.
- GM/ Corsa Hatch de placas DLU 4210: pelo condutor dirigir o veículo sem ser devidamente habilitado; pelo veículo estar com seu licenciamento anual vencido; por estar com um farol inoperante; bem como ao proprietário do veículo, por permitir que pessoa que não possua carteira nacional de habilitação (cnh), conduzisse o veículo em via pública.
- Honda/C100 Biz de placa AJC 9549: pelo condutor dirigir veículo de categoria diferente da que é devidamente habilitado; pelo veículo estar com seu licenciamento anual vencido; bem como ao proprietário do veículo, por permitir que pessoa com categoria diferente de carteira nacional de habilitação (cnh), conduzisse o veículo em via pública.
- Ford/ F250 de placas KED 8593: por estacionar na contramão de direção do fluxo da via.
Veículos recolhidos:
- Honda/ CG 125 sem procedência legal.
- GM/ Corsa Hatch de placas DLU 4210.
- Honda/ C100 Biz de placa AJC 9549.
A BRIGADA MILITAR ORIENTA:
Para que o cidadão não tenha uma desagradável surpresa com furtos em sua residência, deve acostumar-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Os delinquentes valem-se de nossos descuidos; por isso proteja a porta da cozinha. Isole aquela dependência durante o repouso noturno trancando as portas intermediárias. Aja da mesma maneira quando se ausentar; os arrombamentos são mais frequentes através dos acessos dos fundos da casa.
Não admita o ingresso de estranhos em sua casa, as credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica, ente outros, devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone; sempre que possível alerte os outros familiares, ou o vizinho mais próximo, quando franquear a entrada de um deles em seu lar.
Não guarde valores altos em sua casa, faça seguro deles e confie sua custódia a cofres particulares de agências bancárias; se preferir usar cofres de segurança em sua casa guarde sigilo quanto a sua existência e localização e sempre que possível instale mais de um, instalando um deles fora de seus aposentos particulares.
Se você vier a se defrontar com delinquentes, antes de tudo procure manter-se calmo; não tente dialogar ou discutir com eles; não os encare diretamente, mas procure memorizar suas características pessoais, maneirismos, trajes; sobretudo não reaja, sua vida não tem preço. Se for sair, evite deixar sua residência com aparência de vazia, cortinas e persianas completamente fechadas e luzes acessas durante o dia e a noite, são indicativos de morador ausente. Peça ajuda aos seus vizinhos, não deixando acumular jornais e correspondências.
Mantenha no mínimo um aparelho de telefone celular estrategicamente guardado em local reservado de sua residência, onde somente você e seus familiares conheçam; pois caso haja um imprevisto desagradável, alguém possa imediatamente ligar para a polícia e pedir ajuda sem necessariamente colocar em risco à vida de alguma pessoa.
SANDRO JACOBI FERREIRA
1º Sgt – Setor de Comunicações 3ªCia