Search
quinta-feira 21 novembro 2024
  • :
  • :

Ocorrências policiais da região últimas 24 horas

TENTATIVA FRUSTRADA DE ASSALTO NO BANRIPONTO


Por volta das 17h desta quarta-feira (1) um homem vestindo calça jeans clara, camisa vermelha e com um boné branco encobrindo parcialmente o rosto, tentou assaltar o Banriponto da Avenida Flores da Cunha, em frente ao Banco Santander.

O funcionário não abriu a porta para o assaltante ter acesso à sala do caixa e correu para a peça dos fundos para chamar a polícia. Assustado o homem deixou o local sem levar nada e fugiu em direção aos fundos do camelódromo

 

 

PRF apreende armas e munições na BR 386 emSarandi

A PRF apreendeu na noite desta terça-feira (31) durante ação de combate ao crime na BR 386 em Sarandi, um revolver calibre 38 carregado com sete munições. A arma estava escondida em um compartimento oculto no veículo.

Durante vistoria no veículo, foi encontrado em um compartimento oculto no painel, um revolver calibre 38 municiado e pronto para uso. Os dois ocupantes do veículo tem extensa ficha criminal por lesão corporal, roubos, furtos, receptação e crimes da lei de entorpecentes.

Os dois foram encaminhados à polícia judiciária local para procedimentos e a arma que não é registrada no Brasil, foi apreendida.

*PRF

Ocorrências da BM Marau e CRPO Planalto

Principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Marau nas últimas 24 horas.

Terça-Feira / 31 de Janeiro

Furto:

Às 18h15min no loteamento Busnelo, foi efetuado contato com vitima de furto, que a mesma relatou que saiu de sua residência por volta das 7h da manhã e que que ao retornar ás 18h notou que a janela da residência estava aberta, que do local foi subtraído 02 notebook, marca positivo, 01 celular marca soni, sendo registrada a ocorrência no local e a parte orientada.

Policiamento ostensivo e abordagens:

Durante Patrulhamento ostensivo foram abordados cerca de 14 veículos e 20 pessoas, sendo que entre essas um individuo que circulava em atitude suspeita no bairro Santa Lucia foi localizada uma soqueira, que foi apreendida e o individuo orientado.

Policiamento no interior:

Realizado patrulhamento nas comunidades do interior de Marau e na cidade de Gentil, sendo realizado policiamento ostensivo e abordagens, nenhuma anormalidade foi constatada.

PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA BRIGADA MILITAR DURANTE AS ÚLTIMAS VINTE E QUATRO HORAS, NOS MUNICÍPIOS DO COMANDO REGIONAL DE POLÍCIA OSTENSIVA DO PLANALTO.
Em Carazinho nesta terça-feira (31), as 10h55m a Brigada Militar atendeu ocorrência de furto em veículo: A guarnição ao receber informação de populares de um individuo em atitude suspeita na área central, avistaram o mesmo saindo de dentro de um veículo com um GPS e cabos na mão, foi constatado que não se tratava do proprietário, que logo compareceu ao local, sendo dado voz de prisão ao indivíduo por furto simples, já que o veículo encontrava-se aberto, não havia sido arrombado. O autor e vítima foram conduzidos a DP onde foi lavrado flagrante pelo furto, sendo estipulada fiança de 1.874,00 (Um mil oitocentos e setenta e quatro reais) a qual não foi paga, sendo o autor recolhido ao Presídio de Carazinho.

Em Erechim nesta terça-feira (31), a Brigada Militar atendeu uma ocorrência de prisão por tráfico. Uma Guarnição da Brigada Militar, em patrulhamento avistou saindo de uma residência um indivíduo que ao ser abordado, foi localizado com o mesmo no bolso da calça 10 porções de substancia com característica de maconha envoltos em plástico e 5 pedras de crack, sendo preso e conduzido à delegacia e posterior recolhido ao Presídio Estadual de Erechim, onde permanece a disposição da justiça. Na sequência com o apoio da Policia Civil foi abordado outro indivíduo e na residência foi localizado 1 espingarda cal 40, vários projeteis intactos, e alguns deflagrados de vários calibres, facões, certa quantia em dinheiro, substancia entorpecente, (maconha, crack) flagrante desta, efetuado pela Policia Civil.

Tentativa de homicídio é registrada na Rua Paulo Coutinho em Carazinho

A Brigada Militar de Carazinho foi acionada por volta das 14h15min desta quarta-feira (1), sendo relatado por populares que um homem havia sido alvejado por disparos de arma de fogo na Rua Paulo Coutinho, próximo ao Parque do Sabiá. De acordo com informações preliminares, a vítima foi identificada como Antonio Carlos da Silva Costa, 30 anos, que estava trabalhando em uma obra no local. Conforme informações colhidas pela nossa reportagem, um veículo Ford Ka de cor branca se aproximou, um homem desceu, pediu pela vítima e efetuou os tiros. Populares socorreram Antônio até o HCC. Neste momento ele passa por procedimento cirúrgico e seu estado de saúde é grave.

 

 

Revista em cela da Galeria B apreende celulares, faca e carregadores em Carazinho

Divulgado em redes sociais, fotos do detento conhecido pelo apelido de “Dani Boy”, em que ele aparece fumando. Supostamente as fotos haviam sido tiradas no interior do Presídio Estadual de Carazinho.

Ao receber as imagens a redação da emissora encaminhou as fotos ao diretor interino do Pecar, Leandro Knierim, que comentou que verificaria os arquivos, mas assinalava que em analise inicial muito provavelmente sim, as fotos foram tiradas de dentro da casa prisional. Já nesta terça-feira (31) os agentes da SUSEPE efetuaram uma revista minuciosa no local.

No espaço que abriga quatro presos foram encontrados escondidos nas camas e colchões, cinco aparelhos celulares completos, carregadores, um estoque, uma faca e uma pequena porção de erva semelhante à maconha.

A princípio será aberto um procedimento disciplinar interno para apurar a propriedade do material, e verificar se foi um destes aparelhos que as fotos foram tiradas e postadas.

 

EM CARAZINHO
Residência foi alvo de furto no Bairro Ouro Preto

Durante a madrugada desta terça-feira (31) o proprietário de uma residência localizada na Rua João Clemente Elsing, comunicou junto ao plantão da Delegacia de Polícia que teve sua casa invadida e objetos foram levados. De acordo com a vitima que estava dormindo e não ouvindo a ação do ladrão. Foi levado um notebook ACER 15”, R$ 470,00 e um telefone celular.

Jovem é preso por furto em veículo

Em Carazinho, por volta das 10h55min desta terça-feira (31), a Brigada Militar atendeu ocorrência de furto em veículo. Uma Guarnição recebeu informação de populares, de que um individuo foi visto em atitude suspeita na área central,sendo o mesmo avistado saindo de dentro de um veículo que estava estacionado na Rua 24 de Janeiro, área central da cidade. O elemento foi flagrando com um aparelho GPS e cabos na mão, e constatado que ele não era o proprietário, que logo compareceu ao local. Foi dado voz de prisão ao indivíduo por furto simples. O autor e vítima foram conduzidos a DP onde foi lavrado flagrante, sendo estipulada fiança de R$ 1.874,00 a qual não foi paga, sendo o autor, identificado como, Tiago de Quadros, 21 anos, recolhido ao Presídio de Carazinho.

Mulher tem celular furtado enquanto esperava ônibus

Por volta das 18h30min desta terça-feira (31) a vítima compareceu junto a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para comunicar que foi vítima de um furto mão grande junto a Estação Rodoviária. De acordo com a mulher, ela estava sentada na área interna do local, falando ao celular com um familiar, quando repentinamente um elemento passou ao seu lado, tomando o aparelho. O ladrão correu para os fundos da rodoviária, e posteriormente embarcando em um veículo Fusca de cor azul que estava nas proximidades.

Loja de vestuário tem porta quebrada na Av. Flores da Cunha

Durante a madrugada foi registrado danos a um estabelecimento comercial, proximidades da rotatória de acesso ao Bairro Oriental. De acordo com informações da Brigada Militar, comunicada do fato, nada teria sido furtado do local. Fica o prejuízo ao proprietário.

Gangues da Floresta e Princesa dividem o Presídio de Carazinho


PECAR também possui grupos rivais que se enfrentam eventualmente, com o objetivo de dominar o controle do tráfico de drogas no município. Administrador fala que também há dois grupos de Não-Me-Toque e ramificações de Passo Fundo

A crise penitenciária que atinge com mais intensidade e violência os estabelecimentos prisionais do Norte, gradativamente também se espalha para as demais regiões do país. Até mesmo presídios de pequeno e médio porte vivem hoje a ameaça de facções e grupos rivais, motivados principalmente pelo controle do tráfico de drogas e o domínio das cadeias, onde criam um governo paralelo ao do Estado, com suas leis próprias, onde até mesmo a sentença de morte é permitida.
No Presídio Estadual de Carazinho (PECAR), de acordo com o administrador, Eberson Tapia, a cadeia está dividida principalmente entre duas facções rivais, a de presos do Bairro Floresta e a do Bairro Princesa, coincidentemente os dois bairros com maior índice de criminalidade em Carazinho.
“Além dessas de Carazinho, também há duas gangues rivais do Bairro Santo Antônio, de Não-Me-Toque, que já se enfrentaram em 2013. Tivemos que separá-los e transferir alguns líderes para outros presídios. Também há ramificações de grupos de Passo Fundo”, revela o agente penitenciário.
Atualmente a população carcerária do PECAR conta com 238 detentos recolhidos somente no regime fechado e mais 80 no regime semiaberto, que ficam alojados no albergue do estabelecimento prisional, em outro prédio. “Nosso presídio está superlotado, mas eles ficam em galerias separadas. Mesmo assim, eventualmente ocorrem brigas e confrontos dentro da cadeia. Às vezes, quando acontecem esses desentendimentos a gente tem que trocar alguns de cela, de galeria, ou até mesmo para outros presídios, para evitar mortes. A maioria desses casos envolvem disputas pelo tráfico de drogas na cidade. Há uma rixa que já vem de fora e quando chegam ao Presídio, eles se agrupam de acordo com suas gangues”, revela o administrador.

EFETIVO DO PECAR É APENAS 30% DO IDEAL
Quando os conflitos ocorrem nas celas ou no pátio de sol, há dificuldades para os agentes penitenciários controlarem a situação, tendo em vista que o efetivo é pequeno. “Mas até o momento a gente tem conseguido controlar esses atritos. Hoje trabalhamos com 30% do efetivo ideal, o que é preocupante”, lamenta Tapia esclarecendo, que nas revistas feitas nas celas, sempre são encontrados ‘estoques’, que são armas artesanais feitas na maioria das vezes, com a estrutura do próprio prédio. “Seguidamente alguém é ferido e encaminhado para atendimento médico no Hospital. Esse ano não teve nenhum incidente entre os grupos rivais, mas no ano passado houve registros”, explica o administrador, lembrando que em anos anteriores ocorreu inclusive uma briga no pátio que resultou na morte de um detento, que era de Passo Fundo. No final de semana ocorreu mais uma morte, no interior de uma cela, a qual ainda não se sabe os motivos do assassinato que será investigado pela Polícia Civil.
Comparando a situação prisional com outros Estados, Tapia entende que no Rio Grande do Sul a situação é diferente, mais tranquila, devido ao esforço dos agentes penitenciários. “Em outros Estados há presídios terceirizados para empresas privadas, com pessoal que não tem o devido preparo técnico, treinamento, que não utilizam armas. Aí os presos acabam não respeitando”, compara. “Aqui no Rio Grande do Sul aconteceu um incidente em Charqueadas, onde os detentos tentaram invadir uma galeria onde havia rivais, quando um dos PMs da guarda externa efetuou disparos. Eles não pararam e ele teve que efetuar disparos reais, onde dois presos ficaram feridos e um foi a óbito. Assim, eles não conseguiram invadir. Então, nesse caso, o Estado mostrou força”, ressalta.
Apesar de o quadro ser mais ameno que no Norte do país, Tapia destaca que a situação é preocupante, pois a formação de líderes e divisão de facções, acaba se propagando para todos os presídios. “A lei permite que eles tenham acesso a notícias do mundo exterior, por televisão e rádio e alguns os familiares ainda levam jornais”, salienta o administrador, referindo-se ao fato de que os detentos ficam sabendo do que ocorre em outros presídios e em alguns casos acabam querendo fazer o mesmo.

LEI DO SILÊNCIO PREDOMINA NA CADEIA
O administrador do PECAR revela que alguns detentos fazem o registro das ameaças de morte que recebem dentro da prisão, mas a maioria opta pela lei do silêncio. “Grande parte das desavenças eles resolvem lá fora, para um dominar a área do outro. Já executaram presos, tanto na saída aqui do albergue, quanto na rua. Em vários homicídios ocorridos nos últimos tempos, eles fizeram esses acertos de contas”, observa. “Estamos pedindo ajuda, desde que assumi a administração há dois anos e meio, mas estou com esperança nesse novo concurso público que já saiu o edital. Vamos solicitar mais agentes e com isso melhorar o nosso efetivo em Carazinho”, projeta Tapia.




error: Content is protected !!