Departamento de Morfologia da UPF recebe doações de corpos humanos para serem estudados por alunos
Conforme o Artigo 14 da lei nº 010.406-2002 do Código Civil Brasileiro, é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte.
Nesse contexto, o Departamento de Morfologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), recebe, por meio de um programa de doação, corpos humanos para serem estudados pelos acadêmicos dos cursos ligados à área da saúde durante as aulas de anatomia humana.
Para doar o corpo, é necessário ser maior de 18 anos e ter a intenção de fazer a doação. Menores de 18 anos também podem tornar-se doadores se a família autorizar. Em qualquer caso, a doação após a morte somente será efetivada com consentimento familiar.
Além disso, é necessário preencher um “termo de doação”, que deverá ser assinado pelo doador e reconhecido em cartório em duas vias, das quais uma permanece com a família e a outra deve ser entregue à UPF.
A assinatura do termo não impede a desistência da doação, que pode ocorrer a qualquer momento.
A identificação dos doadores e todas as informações fornecidas permanecem estritamente confidenciais e serão armazenadas em um banco de dados da Instituição.
Corpos dos quais os órgãos foram removidos para doação também são aceitos. Caso o doador não tenha, em vida, manifestado o desejo de doar seu corpo para estudos, a família pode realizar a doação.
Para isso, deve ser feito contato com a Universidade logo após o óbito.
Não há qualquer tipo de pagamento pela doação do corpo e, de acordo com o Departamento de Morfologia, também não existem custos adicionais.
A família, se assim desejar, realiza o velório normalmente, sendo responsável por contatar a Instituição, que irá receber o corpo e se responsabilizará pelos gastos com o funeral.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8319.
Assessoria de Imprensa