Search
segunda-feira 25 novembro 2024
  • :
  • :

Sartori assina segundo decreto de emergência coletivo no RS

Documento contempla 36 municípios

Sartori assina segundo decreto de emergência coletivo no RS | Foto: Karine Viana / Palácio Piratini / CP

                                Foto: Karine Viana / Palácio Piratini / CP
O governador José Ivo Sartori assinou no começo da noite desta quinta-feira a publicação do segundo decreto de emergência coletivo por conta das chuvas. Ao todo, 36 municípios foram contemplados. Ao todo, de acordo com o Piratini, 158 mil pessoas foram afetadas pelos temporais dos últimos dias. 


Em rápido pronunciamento, Sartori pediu que a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) estimule as prefeituras que ainda não têm a criarem defesas civis municipais a fim de agilizar o processo em situações futuras.“Chegou a hora da Famurs orientar seus municípios para eles se prepararem e terem as suas próprias defesas civis. Estamos com a nossa Defesa Civil pronta para ajudar no processo necessário”, disse. 


Sartori ressaltou ainda que novas cidades poderão ser incluídas em decretos coletivos nos próximos dias. “A gente está conversando com o Ministério da Integração para que as grandes cidades, por conta do que têm de orçamento e de renda, mesmo tendo havido grandes problemas não conseguem alcançar os índices estabelecidos pela norma nacional”, apontou.

A Defesa Civil espera que o Ministério da Integração publique a homologação do decreto já no Diário Oficial desta sexta-feira. 

Quase um terço dos municípios gaúchos atingidos


A Defesa Civil elevou o número para 131 cidades atingidas pelas chuvas, independentemente dos pedidos de emergência, desde o começo de outubro. O total equivale a 26,3% do total de 497 municípios do Rio Grande do Sul. Foram acrescentados a lista Arroio do Meio, Amaral Ferrador, Bom Princípio, Candelária, Jarí, Santana do Livramento e São Francisco de Assis. 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, 158,7 mil foram afetados pelas intempéries no total de 37.808 residências afetadas. Mais de seis mil famílias estão desalojadas e outras 1,2 mil desabrigadas em todo o Rio Grande do Sul. 


Municípios incluídos segundo decreto coletivo (Rio Pardo e São Jerônimo aparecem novamente por terem sido atingias mais de uma vez por eventos climáticos diferentes):


Arroio do Meio
Amaral Ferrador
Arambaré
Bom Princípio
Cacequi
Cachoeirinha
Candelária
Caraá
Cristal
Don Feliciano
Dom Pedrito
Faxinal do Soturno
Gramado Xavier
Ibarama
Ibiraquitã
Jaguari
Jari
Lagoa Bonita do Sul
Nova Santa Rita
Passa Sete
Passo do Sobrado
Restinga Seca
Rio Pardo
Santa Tereza
Santana do Livramento
São Francisco de Assis
São Jerônimo
São José do Norte
São Lourenço do Sul
São Martinho da Serra
São Vicente do Sul
Sobradinho
Taquara
Uruguaiana
Vera Cruz



error: Content is protected !!