Defesa Civil alerta para altos volumes e elevação dos rios em várias cidades nos próximos dias
Pantano Grande foi uma das cidades mais prejudicadas devido a intensidade da chuva que causou estragos na estrada | Foto: Defesa Civil / Divulgação / CP
A Defesa Civil divulgou, no final da tarde desta terça-feira, que 46 municípios do Rio Grande do Sul registraram algum tipo de dano em decorrência das chuvas intensas que atinge o Estado desde último sábado. Com a continuidade das chuvas pelo território gaúcho, os rios continuam subindo e mais famílias estão precisando deixar as suas casas. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 12 famílias foram encaminhadas para outras residências ou abrigos em suas cidades.
As cidades atingidas são: Novo Hamburgo, Pantano Grande, Montenegro e Parobé, na Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, na Região Central, Alegrete, da Fronteira Oeste, Frederico Westphalen, da Região Norte, Taquari e Lajeado do Vale do Taquari, e São Sebastião do Caí, Nova Petrópolis e Picada Café, da Serra. Sendo que a situação mais grave é verificada em Pantano Grande, São Sebastião do Caí e Novo Hamburgo.
A Defesa Civil alerta para a persistência da chuva nos próximos dias que deve gerar altos acumulados e elevação dos rios, com provável registro de inundação gradual. O aviso é válido até o próximo sábado.
As regiões de maior risco são: Oeste, Campanha, Noroeste, Vale do Caí, Vale do Taquari, Vale dos Sinos, Região Metropolitana e alguns pontos no Norte do estado. As bacias hidrográficas com maior risco são: Alto Jacuí, Taquari- Antas, Caí, Sinos e Pardo, Butuí-Icamaquã, Ibicuí e Quaraí.
Correio do Povo