Brigada Militar realizou 142 prisões por tráfico de drogas entre janeiro e setembro na área do 38ºBPM
A Brigada Militar, por meio do 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM), com sede em Carazinho, realizou 142 prisões em flagrante por tráfico de drogas entre os meses de janeiro e setembro de 2025. De acordo com as estatísticas, os meses de julho e agosto concentraram o maior número de flagrantes, resultado do trabalho intensificado das guarnições no combate ao tráfico de entorpecentes na área de abrangência do batalhão.
As ações também resultaram na apreensão de aproximadamente 65,97 quilos de drogas, demonstrando a efetividade das operações e o comprometimento da Brigada Militar com a segurança da comunidade. Este feito é resultado direto do investimento contínuo em treinamento técnico e da integração das ações de inteligência, que têm sido fundamentais para o sucesso da operação policial.
O Major Juliano Moura, comandante do 38º BPM, destaca que a unidade atua de forma permanente em ações de policiamento ostensivo e repressão ao crime, com o objetivo de reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população nos municípios sob sua responsabilidade. “O combate às organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas é uma das estratégias operacionais para contenção da criminalidade em geral, percebendo-se, nitidamente, que esse enfrentamento acarreta também a diminuição dos crimes violentos contra a vida e também os delitos contra o patrimônio, sobretudo os roubos. O tráfico de drogas é um delito núcleo para tanto outros delitos, por isso, a grande energia institucional no seu enfrentamento, embora saibamos que, pela sua complexidade, a resolução não permeia somente aos órgãos de segurança.” Destacou o Major.
O número de 142 prisões em flagrante por esse delito em 2025 é 46% mais alto que o mesmo período de 2024, quando 97 pessoas pessoas foram presos por tráfico de entorpecentes.