Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

8 de Janeiro: PF ouve nove militares do GSI neste domingo

8 de Janeiro: PF ouve nove militares do GSI neste domingo

Depoimentos serão tomados às 10h e às 14h, seguindo determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF

Foto: Reprodução
A Polícia Federal (PF) vai ouvir nove militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) sobre o ataque extremista às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro.

Os depoimentos serão tomados às 10h e às 14h deste domingo, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na última sexta, a PF ouviu o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias. Em depoimento, o ex-chefe disse que todas as pessoas que aparecem nas imagens no 3º andar do Palácio do Planalto, em 8 de janeiro, já foram identificadas e tiveram os nomes enviados, pelo atual ministro interino, Ricardo Cappelli, ao ministro Alexandre de Moraes.

Antes da afirmação, o ex-ministro ponderou e disse que o episódio “deve ser analisado pelas circunstâncias e os motivos do major”. O ex-ministro do GSI também classificou como “absurdo” não ter participado de reuniões com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. A pasta era chefiada por Anderson Torres, preso há mais de três meses em Brasília por suspeita de omissão em relação aos atos extremistas de 8 de janeiro.

O general pediu demissão do cargo de chefia do GSI após as filmagens terem mostrado a atuação dele no Planalto, durante o ataque à sede do Executivo. Cappelli assumiu a pasta de forma interina e disse que vai tornar públicas todas as imagens dos atos de vandalismo do 8 de Janeiro.

Segundo ele, o material também vai ficar à disposição do Supremo Tribunal Federal.

Uma das missões do novo chefe do GSI é fazer um raio-X na pasta para identificar se algum servidor colaborou com a ação dos vândalos que invadiram e depredaram o Palácio do Planalto em 8 de janeiro.

FONTE R7



error: Content is protected !!