Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

6 maneiras para acelerar o metabolismo e queimar mais gordura

6 maneiras para acelerar o metabolismo e queimar mais gordura

Se você está tentando queimar gordura, sem sombra de dúvidas, a maneira mais eficiente para acelerar este processo é através da alteração do metabolismo. Quanto mais rápido e ativo ele estiver, mais fácil será o processo de perda de gordura. Com isto em mente, veja as melhores maneiras para acelerar o metabolismo e derreter mais gordura em menos tempo.

1 – Faça aeróbicos intervalados de alta intensidade (HIIT)

Estudos (1,2,3,4) mostram que aeróbicos de curta duração e alta intensidade resultam em maior queima de gordura do que os aeróbicos comuns feitos com baixa intensidade e longa duração. Pesquisas também mostram que este tipo de aeróbico poupa mais massa muscular do que ficar uma hora na esteira no ritmo de uma tartaruga (5).

Para aumentar o metabolismo e queimar mais gordura, substitua o aeróbico normal pela modalidade HIIT, fazendo sessões de 20 a 30 minutos nos mesmos dias que fazia antes. Para quem ainda não conhece, o treino HIIT funciona assim:

  1. Comece o aeróbico com 2 a 3 minutos de aquecimento usando baixa intensidade.
  2. E então corra com toda a velocidade possível por 30-60 segundos (se você nunca fez HIIT antes, faça até 30, mas procure se esforçar para chegar aos 60).
  3. Agora, diminua a intensidade para se recuperar pelo mesmo tempo que ficou em alta intensidade. Se você correu com tudo por 30 segundos, fique em baixa intensidade pelo mesmo tempo. No inicio você terá que se recuperar por mais tempo, mas busque descansar o tempo correto.
  4. Repita esse processo de baixa e alta intensidade pelo tempo total de 20 a 30 minutos.
  5. Para finalizar faça um “cool-down” de 2 a 3 minutos em baixa intensidade.

acelerar o metabolismo

Você pode aplicar o HIIT no tipo de aeróbico que você achar melhor. Você pode ir pra rua andar e correr, pedalar devagar e rápido, usar a esteira, a bicicleta ergométrica, o elíptico, fica a seu critério…

2 – Treine pesado

Entre os vários benefícios do treino pesado, ele também auxilia na queima de gordura.

Um estudo publicado na Grécia (6) descobriu que homens que treinavam pesado (usando 80 a 85% da sua carga máxima em exercícios) aumentavam a velocidade do metabolismo por até três dias seguidos, queimando centenas de calorias a mais do que homens que treinavam com pouco peso.

treino pesado

Com isto em mente, enterre o conceito de que para queimar gordura você precisa treinar usando pesinhos e várias repetições. Para acelerar o metabolismo, treine pesado, com poucas repetições e se você quer um bônus, dê ênfase em exercícios compostos como o agachamento, levantamento terra e supino, que são movimentos que mais queimam calorias após o treino (7)

3 – Evite descansar por dias consecutivos

Ficar sem fazer exercícios por 2 dias seguidos ou mais pode diminuir a velocidade do metabolismo.

Em vez de treinar 5 dias seguidos e descansar no fim de semana, experimente criar uma brecha durante a semana e treinar no sábado. A divisão é indiferente, o importante é evitar ficar mais de 1 dia parado.

4 – Separe o treino do aeróbico

Em vez de treinar pesado por uma hora e ainda fazer 30 minutos de aeróbico logo em seguida, separe-os. Treine de manhã antes do trabalho e faça aeróbicos a noite, ou vice-versa.

Esta divisão além de “bombar” o seu metabolismo duas vezes durante o dia, mantendo-o elevado constantemente, também preservará massa muscular.

5 – Coma alimentos apimentados

pimenta vermelha

Condimentos como a pimenta vermelha e caiena podem aumentar discretamente a velocidade do metabolismo, consequentemente auxiliando na queima de gordura. Sem contar que pimenta vai muito bem com frango, carne vermelha e até vegetais, o que a torna perfeita para deixar a dieta um pouco mais agradável.

6 – Não beba calorias

Calorias líquidas são um desastre quando você está tentando queimar gordura. Elas são muito fáceis de consumir até mesmo quando não temos apetite, não saciam a fome, frequentemente são cheias de açúcar e deixam sua insulina elevada (o que pode fazer você armazenar maisgordura[8])

Em vez de beber sucos, refrigerantes, chás açucarados, etc.. mantenha-se com a boa e velha água, chás adoçados com Stevia, café sem açúcar ou outras bebidas sem calorias.

Palavras finais

Se você está tentando queimar gordura e está tendo dificuldade, experimente incorporar todas as dicas acima em sua rotina. Contanto que sua dieta esteja correta, ao acelerar o metabolismo, o seu corpo não terá saída a não ser derreter mais gordura.

hipertrofia.org



error: Content is protected !!