Lembre-se dessas dicas para obter mais resultados em suas rotinas de treino
A prática de atividade física é fundamental para manter o corpo ativo e seguir um estilo de vida saudável, mas também deve ser acompanhada de uma alimentação correta. Caso contrário, os resultados não serão refletidos como se gostaria e todo aquele exercício pode ser em vão.
Um dos erros mais comuns é se tentar com um fast food após o treino, pensando que as calorias que vamos consumir serão equilibradas com as que perdemos. O que se deve ter em mente é que a alimentação após o exercício é uma das mais importantes, e você deve tomar alguns cuidados.
Claro, é sempre melhor consultar um profissional, como uma nutricionista, mas também queremos deixar algumas dicas para melhorar seu desempenho. Sem mais delongas, apresentamos 20 alimentos que você não deve comer antes ou depois do exercício físico.
É importante consumir carboidratos após o treino, mas também é bom saber de que tipo. Os biscoitos contêm muitos açúcares simples e gordura saturada, que fornecem mais calorias do que o necessário.
Por isso, é importante dedicar um pouco mais de tempo preparando as refeições após o treino e escolhendo carboidratos complexos, como as massas.
24. Batatas fritas
23. Cerveja
Após o exercício, o corpo fica desidratado e precisa de nós para repor os líquidos. No entanto, o álcool faz o contrário, continua a eliminá-los. É preferível mudar o hábito, e beber água.
22. Bacon
Também não é uma boa refeição pós-treino. Pode atingir um nível calórico, mas também excedê-lo.
21. Chocolate
Existem alguns conceitos a serem considerados neste caso. Se o chocolate for escuro e tiver uma grande porcentagem de cacau (80%), não é um alimento a ser descartado. Embora não seja conveniente consumi-lo regularmente.
Comer este alimento retarda a digestão, especialmente se for leite e chocolate branco. É preferível evitar essas duas aulas após uma rotina de treinamento por causa de seu alto teor de gordura.
20. Suco de fruta
Apesar de ser uma bebida ‘natural’ em muitos casos, é aconselhável evitar a ingestão de sucos de frutas. Os motivos são diversos, mas está comprovado que “cancelam a resposta do hormônio do crescimento”.
Os médicos dizem que esse hormônio começa a interromper sua progressão por volta dos 35 anos, por isso é melhor deixar o suco para outra hora do dia.
Os médicos dizem que esse hormônio começa a interromper sua progressão por volta dos 35 anos, por isso é melhor deixar o suco para outra hora do dia.
19. Brócolis
Nosso corpo vai demorar muito para digerir o brócolis, por isso é recomendável que o deixemos como um companheiro para nossa alimentação após a atividade física.
18. Couve-flor
Também produz sensação de inflamação e gases, por isso é melhor evitá-lo antes de fazer qualquer atividade física e deixar para depois do treino.
17. Vegetais com folhas verdes
Outro ponto negativo é que são muito difíceis de digerir. O corpo demora muito para conseguir isso com alimentos como a alface, devido ao seu alto teor de fibras.
16. Molhos e condimentos
Talvez fazer em casa ajude um pouco mais pela falta de conservantes, mas mesmo assim os molhos contêm óleos e farinhas que podem nos afetar mesmo que não pratiquemos nenhuma atividade física. Uma solução mais adequada? As especiarias.
15. Queijos
Os produtos lácteos têm aquela dupla haste que nos coloca entre a rocha e a espada. No entanto, existem certos tipos de queijos que devemos evitar antes e depois do treino.
Quem são esses? Geralmente, aqueles com maior percentual de gordura. Alguns exemplos são Gruyere, Roquefort ou Parmesão. É aconselhável optar por queijos desnatados.
14. Pão branco
Recomenda-se evitar este alimento após o treino. O pão branco tem uma grande quantidade de glúten e açúcares adicionados que tornam a digestão mais lenta. Além disso, eles aumentam o nível de açúcar no sangue.
Geralmente tem um teor significativo de calorias e carboidratos, embora também falte fibras e proteínas. Embora também não seja altamente recomendado, o pão multigrãos é preferível.
13. Bebidas energéticas
Muitas pessoas consomem essas bebidas antes de praticar atividades físicas, o que não é uma ideia muito boa. É verdade que ao consumi-los sentiremos uma grande injeção de energia, mas durará pouco tempo e a descida será prejudicial na hora do treinamento.
É melhor encontrar uma alternativa. Algumas opções podem ser sucos de tomate ou cenoura, que fornecem potássio e vitamina C.
12. Feijão
Muitos já devem saber o motivo pelo qual não é aconselhável comer feijão antes de um treino rotineiro. Consumi-los pode causar inflamação e gases. Desta forma, não seremos capazes de nos mover facilmente e nosso desempenho será prejudicado.
No entanto, eles também são uma grande fonte de proteínas e fornecem os nutrientes necessários para o nosso corpo. Por isso é melhor deixá-los para quando terminarmos nossa atividade física.
11. Carne vermelha
É um dos alimentos que mais contribuem com proteínas para o nosso corpo. No entanto, precisamos de pelo menos 24 horas para digeri-lo adequadamente, por isso devemos evitá-lo antes de iniciar um treino.
Embora seja preferível deixá-lo para depois da atividade física, não devemos confiar na programação. Devemos considerar que, se comermos tarde, e na manhã seguinte fizermos alguma atividade física, ainda estaremos em processo de digestão.
10. Café
Para aquelas pessoas que não conseguem começar o dia sem antes consumir uma xícara de café, é recomendado que não o façam caso planejem fazer exercícios pela manhã ou alterem diretamente os horários de sua rotina.
9. Alimentos apimentados
Vamos evitar esses alimentos antes de começar um treino. Eles podem causar azia, causando dor na garganta e no estômago. Uma sensação não muito agradável para quando estamos nos exercitando.
A melhor coisa depois de consumir esse tipo de alimento é descansar e repousar o corpo. Desta forma, iremos processá-los da forma correta e faremos a digestão no tempo necessário.
8. Alimentos integrais
Isso é pontualmente antes de desenvolver qualquer atividade física. Os nutricionistas explicam que todo o nosso metabolismo se concentra nos músculos durante o treino, e é por isso que a digestão fica em segundo plano.
Os grãos inteiros, sendo mais ‘pesados’, poderiam nos causar mal-estar estomacal, dores e até diarreia, o que nos obrigaria a interromper a prática.
7. Barras de cereais
Definitivamente, não é uma boa ideia consumi-los antes do exercício, pois podem ser contraproducentes devido ao seu alto nível de açúcar, gordura e calorias. Apesar de serem ricos em proteínas, são pobres em carboidratos, necessários para armazenar o glicogênio muscular.
6. Salchichas e outros embutidos
No caso de querermos comer chouriço ou linguiça ao jantar, para dar alguns exemplos, a comida será insuficiente e não teremos a quantidade de proteína necessária aos nossos músculos.
5. Pãezinhos doces ou rosquinhas
Se você é uma das pessoas que gosta de mais doces, uma alternativa pode ser o iogurte natural com frutas ou aveia. O importante é evitar comer rosquinhas após a atividade física.
4. Nozes
Os ácidos graxos que complementam seus benefícios seriam muito difíceis de digerir pelo estômago. Melhor deixá-los para depois.
3. Fast food
Depois de um treino, pode ser difícil não ser tentado pela opção de uma refeição rápida. Porém, é preciso considerar tudo o que foi mencionado acima e que não contém muitos nutrientes, como vitaminas e minerais, ou proteínas.
2. Refrigerantes
1. Frituras
Como se isso não bastasse, os altos níveis de sal contidos em alimentos como batatas fritas ou anéis de cebola tornam a desidratação ainda mais significativa durante a prática de exercícios.