Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Trump e Abe acertam acordo para aumentar pressão sobre Coreia do Norte

Regime de Kim Jong-Un aumentou provocação na escalada militar

Regime de Kim Jong-Un aumentou provocação na escalada militar | Foto: STR / KCNA VIA KNS / AFP / CP

Regime de Kim Jong-Un aumentou provocação na escalada militar | Foto: STR / KCNA VIA KNS / AFP / CP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, definiram acordo para aumentar a pressão contra o regime de Pyongyang, após um míssil da Coreia do Norte sobrevoar o arquipélago japonês.  “Necessitamos uma reunião de urgência na ONU. Japão e Estados Unidos estão completamente de acordo sobre este tema”, declarou o mandatário japonês à imprensa, após conversar durante 40 minutos com o norte-americano.

O “míssil balístico não identificado” foi lançado de Pyongyang às 5h57min de terça-feira no horário local, segundo o Estado-Maior sul-coreano.  O porta-voz do governo do país, Yoshihide Suga, disse que o míssil representa uma “grave ameaça de segurança” para o Japão. O Pentágono confirmou que a Coreia do Norte lançou o míssil que sobrevoou o Japão, mas disse que não representava uma ameaça para a América do Norte.

O lançamento ocorre dias depois de Pyongyang disparar três mísseis de curto alcance, o que foi visto como uma provocação após o início dos exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e EUA. A trajetória deste lançamento representa uma escalada significativa por Pyongyang, que no começo deste mês ameaçou disparar um míssil para o território norte-americano de Guam. Todos esses lançamentos passariam pelo Japão.

Correio do Povo




error: Content is protected !!