Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – Vereadores aprovam projeto de lei que trata da alteração do plano municipal de saneamento básico

Vereadores aprovam projeto de lei que trata da alteração do plano municipal de saneamento básico, instituído pela lei municipal nº 4642, de 08/11/2017, na parte que se refere ao eixo de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.
Em sessão ordinária, foi aprovado em regime de urgência e com voto da maioria dos parlamentares o projeto de lei nº 038/2022, de origem do executivo municipal. No texto do projeto, frisa-se, que o principal fator de crescimento da zona urbana do nosso município, até o presente momento, foi o próprio interesse do empreendedor em realizar determinado investimento, pelo menos naqueles em que a declaração de zona urbana perfazia condição de viabilidade. O Plano Diretor, que deve ser elaborado, contribuirá para que este crescimento ocorra de forma mais ordenada, planejada. Entretanto, a nossa realidade é que nem todos estes empreendimentos estão hoje dentro do raio de abrangência dos serviços de abastecimento de água prestados pela CORSAN.
Como a CORSAN não pode manifestar desinteresse em abastecer com água potável qualquer loteamento novo, pois é dever seu manter a universalização no atendimento à população, tem-se um problema, pois em alguns casos, em função da distância e topografia da região, a distribuição da água dependerá da existência de sistema de bombeamento, praticamente inviável a médio prazo, pois reclama altos investimentos. É o caso dos Bairros Papagaio, Beira Campo, Loteamento Bem Morar da Linha Sanga do Leão, e também será o caso do Condomínio Villa Bruna da Linha Baios Baixo e o Loteamento Municipal da Linha Jacutinga (matrícula nº 29.089 do Registro Geral de Imóveis), onde os sistemas de abastecimento de água não estão/estarão ligados à rede de distribuição da CORSAN.
A alteração do Plano Municipal de Saneamento, para dispensar a CORSAN de abastecer com água potável nesses locais, pelo período máximo de até 15 anos, visa justamente fazer com que seja apenas do município a competência para aprovar os projetos de redes de abastecimentos de água em loteamentos novos que venham a ser construídos nestes locais. Com isso, até que a CORSAN realize as obras necessárias a garantir a universalização do atendimento a toda população urbana, no que diz respeitos a distribuição da água potável, não haverá prejuízo ao desenvolvimento do município, não impedirá que os investidores continuem investindo nestes locais, e que o próprio Poder Público nele viabilize seus projetos habitacionais. Por tais razões, encaminhamos o presente Projeto de Lei à Câmara Municipal de Vereadores, e pedimos que o mesmo seja apreciado e aprovado em regime de urgência, nos termos do Art. 32 da Lei Orgânica do Munícipio.
Durante a sessão também foram aprovados mais dois projetos de suplementação, para a pasta da secretaria de educação e cultura, confira a seguir:
O projeto de lei municipal nº 031/2022, solicita autorização dos vereadores para que o governo municipal possa suplementar dotações orçamentárias no montante de R$ 75.950,00( setenta e cinco mil e novecentos e cinquenta reais), na Lei Orçamentária Anual, mais precisamente na pasta da Secretaria de educação e cultura, pois a referida suplementação, representa um ajuste necessário no orçamento da Secretaria Municipal de Educação.
Já o projeto de lei municipal nº034/2022, solicita autorização legislativa, para que município consiga suplementar dotações orçamentárias no montante de R$ 10.000,00(dez mil reais) na Lei Orçamentária Anual, na pasta da educação. O montante a ser aplicado, tem como finalidade a manutenção das atividades da secretaria municipal da educação e cultura – Além dos 25% – material, bens e serviços para distribuição gratuita. Ressaltando que esta suplementação representa um ajuste necessário no orçamento na área da educação.
Reveja os trabalhos realizados na 13ª sessão ordinária deste ano, acessando o link a seguir: https://fb.watch/cOhx92xeM-/
Está previsto a ser realizado a 14ª sessão ordinária na próxima segunda-feira, 09 de maio.
O Poder Legislativo, atua de forma, transparente, responsável e comprometida com os interesses da população sarandiense. Estar bem informado, é fundamental para o exercício da cidadania.
Por: Lori Vargas de Oliveira
Assessoria Comunicações
Câmara Municipal Sarandi-RS



error: Content is protected !!