Search
sexta-feira 15 novembro 2019
  • :
  • :

Sarandi – Estagiária de Nutrição realiza trabalhos na Secretaria Municipal de Educação

Estagiária de Nutrição realiza trabalhos na Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria de Educação do Município de Sarandi recebeu a Acadêmica Ana Caroline Mattjie dos Santos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, para a realização do estágio de Nutrição em Saúde Coletiva no período do dia 07/08/2019 ao dia 02/09/2019. A estagiária ficou sob a supervisão da Nutricionista Gilseia Vieira e orientação da professora Dra. Adriane Cervi Blümke.

A escola que recebeu a estagiária foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vó Ana Prestes, localizada na Rua Arlindo Pilonetto, n°396, bairro Cohab, atendendo 287 alunos matriculados com faixa etária de 3 a 10 anos. Em parceria com a direção da escola foram realizados coleta de dados antropométricos (peso e altura) de 267 escolares com faixa etária de 3 a 10 anos dos alunos que estavam presentes na escola dos dias 12/08/19 a 16/08/19 com o objetivo de avaliar o estado nutricional coletivo. Com o resultado da avaliação nutricional dos escolares foi possível informar o resultado para pais, direção e professores da escola, além de subsidiar o planejamento de atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

Foram realizadas diversas atividades de EAN na EMEF Vó Ana Prestes dentre elas Análise Sensorial a fim de trabalhar o olfato, tato e o paladar, impulsionando as crianças a provar os legumes e as verduras e incentivar o consumo desses alimentos frequentemente rejeitado pelas crianças da escola. Também realizou-se uma atividade de sustentabilidade com identificação de lixeiras de lixo orgânico e seco com imagens para facilitar a visualização dos alunos para o correto depósito dos lixos e informações pertinentes a cada lixeira. Outra atividade foi a apresentação didática e confecção de cartazes com as turmas sobre a pirâmide alimentar para os escolares, demonstrando a importância de uma alimentação saudável, fortalecendo a variedade da alimentação, a moderação e o equilíbrio nas refeições. Além dessas, executou-se uma atividade denominada “Refeições em família: promovendo a alimentação saudável” tendo por objetivo incentivar as refeições em família por meio do preparo de uma refeição ou lanche para ser consumido em conjunto com a família.

Além de atividades com os alunos também foi realizado uma atividade com as professoras dos turnos da manhã e da tarde da escola, abordando práticas pedagógicas voltadas a Educação Alimentar e Nutricional dos escolares, entendendo que a escola e professores tem um papel fundamental na promoção a saúde e na formação de hábitos alimentares saudáveis.

Com as manipuladoras de alimentos foi realizado capacitações básicas como a importância da etiquetagem dos alimentos, a organização do estoque da cozinha e instruções sobre a técnica de branqueamento, argumentando a questão da conservação dos alimentos e inativação de microrganismos.

Segundo Ana Caroline, o estágio de Nutrição em Saúde Coletiva foi de grande importância para sua formação como futura profissional, pois vivenciou a importância de atividades de Educação Alimentar e Nutricional, as quais têm um papel fundamental para melhorar o conhecimento dos escolares sobre a alimentação e nutrição e fomentar hábitos alimentares saudáveis.

Decom – P.M.Sarandi




error: Content is protected !!