Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – Dakota e Governo Municipal realizam ciclo de palestras tendo como tema a coleta seletiva do lixo

Dakota e Governo Municipal realizam ciclo de palestras tendo como tema a coleta seletiva do lixo

A Dakota em parceria com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Sarandi, promoveu recentemente, um ciclo de palestras (treinamento) para a equipe de colaboradores, voltado para a educação ambiental com o tema “coleta seletiva”, onde a mesma está em fase de implantação e adaptação no município.

É de conhecimento de todos, que a coleta seletiva é uma maneira eficaz e prática de ajudar a preservar o meio ambiente, contudo é necessário a participação de todos. Nesse sentido, a conscientização e a educação ambiental são imprescindíveis para o melhor desempenho e eficiência no projeto.

Sendo assim, a Dakota juntamente com o Departamento de Meio Ambiente, através da Bióloga Simone Tomazi, proporcionou para seus colaboradores e equipe os esclarecimentos básicos e a maneira correta da separação dos resíduos sólidos domésticos, bem como a identificação dos materiais e suas formas de acondicionamento anterior à coleta, colocando a importância da reciclagem, o reaproveitamento e o reuso dos materiais presentes no “lixo”.

Para o melhor esclarecimento foi ministrado de forma objetiva em que consiste a coleta seletiva, os resultados esperados baseados no princípio dos “3 Rs” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), os efeitos nocivos ao meio ambiente e à qualidade de vida, quando não realizados de maneira ecologicamente correta.

Foi demonstrado em imagens, alguns passivos ambientais existentes no município de Sarandi, decorrentes do descarte de resíduos em vias públicas e em recurso hídrico, causando sérios impactos ambientais de ordem social, ambiental e visual.  Normalmente a população desconhece os “caminhos do lixo”, local onde é destinado. Boa parte da população possui informações errôneas, neste sentido foi também esclarecido para onde vão os resíduos (secos e orgânicos) na forma de coleta, transporte, tratamento e destino final para o Aterro Sanitário em Trindade do Sul.

O aproveitamento dos materiais presentes no lixo é de extrema importância pois reduz significativamente a poluição ambiental de acordo com a classificação dos resíduos. Percebe-se que a Dakota desenvolve projetos educacionais voltados para a Gestão Sustentável orientando positivamente seus colaboradores e estimulando o reaproveitamento e a reciclagem.

Cuidar do meio ambiente é também cuidar de nossa saúde.




error: Content is protected !!