Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Saiba como ganhar massa muscular de maneira saudável

Quando uma pessoa decide cuidar melhor de si mesma e investir em um estilo de vida mais saudável, deve tomar alguns cuidados para que o resultado final não seja justamente o oposto: prejudicar sua saúde.

É preciso saber como ganhar massa muscular, por exemplo, respeitando o tempo do seu organismo, sem tomar atitudes para acelerar esse processo a qualquer custo. Assim, a atividade física poderá realmente trazer benefícios e mudanças para a sua vida.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o post a seguir para descobrir dicas valiosas de como ganhar músculos de forma saudável!

Seja disciplinado com a rotina alimentar

Um dos primeiros passos para alcançar resultados positivos é ter a consciência que todo o esforço realizado nos exercícios físicos pode ser prejudicado por uma alimentação inapropriada.

Por isso é tão importante ter atenção com a dieta, dando prioridade aos alimentos e suplementos que favoreçam a formação dos músculos. A ajuda de um bom nutricionista pode ser fundamental nesse momento, pois só esse profissional pode avaliar quais são as necessidades e metas de cada pessoa, para criar uma rotina alimentar personalizada e adequada para cada metabolismo.

Isso inclui a elaboração de um cardápio variado, equilibrado e nutritivo, além da indicação de suplementos e dos melhores horários para ingerir determinados nutrientes — ou seja, o que é melhor consumir antes e depois dos treinos, por exemplo.

Nesse sentido, seguem algumas das dicas mais gerais para quem quer aumentar a massa muscular:

  • ingerir carboidratos leves antes do exercício para fornecer energia para o corpo;
  • evitar substâncias como álcool, açúcar, sal e gordura;
  • consumir proteínas até 30 minutos depois do treino, para ajudar na recuperação dos músculos;
  • esquecer dietas malucas, que não consideram a nutrição do seu organismo como objetivo principal.

É claro que cada corpo reage de uma maneira e cada pessoa tem suas preferências, por isso o acompanhamento profissional auxilia bastante a fazer trocas saudáveis — inclusive para que o paciente não canse da sua rotina alimentar ou pense que precisa comer só ovo, frango e batata-doce para o resto da vida.

É preciso ser disciplinado nas refeições para fazer valer o esforço físico e conseguir alcançar os resultados desejados. A organização e a disciplina são fatores essenciais, tanto para a rotina alimentar quanto para a prática de atividades físicas.

Faça um treino focado na hipertrofia muscular

Não há outra maneira de aumentar a massa muscular se você não trabalhar os seus músculos, certo?

A musculação tradicional é a alternativa mais indicada para trabalhar cada grupo muscular de forma mais intensa, tendendo a favorecer o ganho de massa muscular mais rapidamente.

Um bom treino de hipertrofia deve ser elaborado por um profissional qualificado e evoluir gradativamente, sempre trabalhando vários grupos musculares com exercícios diversificados, para evitar que o corpo se acomode.

O processo de construção dos músculos ocorre no interior de suas células, quando elas são incentivadas pelo exercício físico a produzir as enzimas responsáveis pela formação de proteínas.

Em aproximadamente oito semanas já começa a surgir algum tipo de resultado, mas depende muito de alguns detalhes como o tipo de treino, frequência, intensidade etc.

Vale lembrar ainda que cada pessoa tem características próprias que interferem nesse processo de formação muscular. A genética tem um papel relevante, ou seja, mesmo se duas pessoas seguirem o mesmo treino, elas podem apresentar resultados bem diferentes.

Outro detalhe importante para quem está em busca de um corpo mais saudável e com mais músculos é continuar com a regularidade do exercício para manter a massa muscular, mesmo que a meta já tenha sido alcançada.

Descanse os músculos

Não pense que para ganhar massa muscular basta malhar o tempo todo, sem nenhum descanso. Esse é um erro bastante comum entre quem não busca as melhores orientações para conseguir atingir seus objetivos.

Como o músculo é desgastado durante a atividade física — causando inclusive microlesões — o ideal é dar um tempo nos exercícios para que as proteínas consigam regenerar os músculos, formando mais massa muscular.

Portanto, uma das recomendações mais importantes é intervalar os treinos, permitindo que o corpo descanse e se recupere bem. Se você treina diariamente, é melhor alternar o grupo muscular trabalhado em cada dia para que a exaustão não gere maiores complicações.

É por essa razão que a maioria dos treinadores elaboram pelo menos dois tipos de treinos para seus alunos — normalmente chamados de treino 1 e 2 ou treino A e B — para dividir o foco em membros superiores e inferiores, por exemplo.

Conte com a ajuda de profissionais qualificados

Por fim, é importante contar com a ajuda de profissionais qualificados para garantir maior segurança e cuidado com a saúde. Sejam eles médicos, nutricionistas, nutrólogos e personal trainers — cada um pode contribuir em sua área específica.

Há muitas questões envolvidas no assunto, que vão desde o uso de suplementos a problemas derivados de sobrecarga ou movimentos incorretos durante o treino.

Em vista disso, o ideal é realmente procurar ajuda especializada para avaliar a situação e fornecer as melhores indicações para cada caso. Essa é a melhor maneira de aliar o ganho de músculos com uma vida saudável, tomando as precauções necessárias para não prejudicar o organismo.

Dessa forma, é possível desfrutar de uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos, entre outros benefícios como maior flexibilidade, menos dores nas articulações e até mesmo uma melhora da autoestima.

A presença dos músculos ainda acelera o metabolismo, influenciando desde a eliminação de toxinas do corpo, até o sono e a capacidade de concentração. Fique sempre atento à sua saúde e não deixe de praticar exercícios regularmente!

Gostou de saber um pouco mais sobre como ganhar massa muscular de maneira saudável? Que tal assinar a nossa newsletter para continuar recebendo outras dicas preciosas de como conquistar o seu corpo ideal com saúde?

http://blog.sardinhaevolution.com.br




error: Content is protected !!