Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

RS terá segunda-feira instável e abafada em vários pontos

Sol chega a aparecer e máximas rondam os 29°C

RogérioMachado

Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O avanço de Norte de ar muito quente instabiliza a atmosfera com chuva no decorrer do dia na maioria das regiões, porém irregular e com baixos volumes na maioria das cidades. Pancada mais forte somente em pontos localizados.

A instabilidade é pressionada para o Sul pelo ar quente e no fim do dia a maior parte do Estado deve estar com tempo firme. Apesar da atmosfera instável, o sol deve chegar a aparecer ao menos em parte do dia em vários pontos. No Noroeste gaúcho, o dia será muito abafado.

As mínimas rondam os 11°C em São José dos Ausentes e os 12°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 29°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 15°C e 27°C.

Furacão Harvey

Harvey chegou à costa do Texas no final da sexta como categoria 4. Só o quarto furacão categorias 4 ou 5 a tocar terra nos Estados Unidos desde 1970, junto com Andrew, Hugo e Charlie. O mais forte no Texas desde Carla em 1961. Os ventos acima de 200 km/h causaram muitos danos, mas sobre terra o furacão enfraqueceu e foi rebaixado a tempestade tropical.

O vento deixou de ser a ameaça, mas ao ficar quase parada sobre o Sul do Texas, a tempestade desencadeou um desastre maior com descomunais e épicos volumes de chuva. Houston teve 700 mm em horas. O que choveu em 45 dias em Porto Alegre na enchente de 1941 caiu em Houston em um dia e meio.

Correio do Povo




error: Content is protected !!