Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Ronda Alta – Terra Indígena Serrinha reúne mais de 2500 pessoas para a comemoração do dia do índio

Na oportunidade foi inaugurada a Secretaria do Índio
Na terra indígena Serrinha e na região, o domingo, 19 foi o momento de comemorar o dia daqueles que antes mesmo da chegada dos portugueses habitavam o Brasil, os índios. Durante o dia, como ocorrem todos os anos, foi realizada na Serrinha, território indígena que abrange parte da área dos municípios de Ronda Alta, Três Palmeiras, Engenho Velho e Constantina apresentações culturais, danças e almoço festivo. Na oportunidade ainda foi inaugurada a sala da Secretaria Municipal do Índio, criada em fevereiro deste ano, tendo como objetivo principal melhorar o acesso da população indígena aos serviços públicos e atender as demandas referentes à cultura local, incentivando os moradores a manter os costumes e as tradições. 
Estiveram presentes nas atividades os secretários Leomar Kaka e Almir Cazarrotto, os vereadores Luiz Antonio Gadini, Lóris Antônio Pérego, Carlos Gavili, o Cacique e também vereador Antônio Mig Claudino e o Prefeito Municipal Miguel Angelo Gasparetto. “Todo índio tem essa data para comemorar. 
Nos esforçamos bastante para agradar a comunidade e acredito que todos foram bem atendidos nesta festa. Isso nos deixa muito contentes”, destacou o Cacique Antônio.

As festividades ocorreram durante toda semana que o antecedeu o dia comemorativo e contou com apresentações teatrais, palestras, exposição cultural entre outras atividades.

A Prefeitura Municipal de Ronda Alta parabeniza toda comunidade indígena pela passagem do dia do índio. Parabéns!

Área indígena Serrinha
A área indígena Serrinha localizada no norte do Estado possui mais de 11 mil hectares e abriga hoje aproximadamente 390 famílias, as quais cultivam os costumes e crenças aprendidas com os antepassados. 
O território que abrange parte da área dos municípios de Ronda Alta, Três Palmeiras, Engenho Velho e Constantina passou por vários trâmites legais até se tornar área indígena, direito garantido apenas em 1988, por meio da constituição. 
A constituição definiu que todas as terras indígenas deveriam ser demarcadas no prazo de cinco anos, o que exigiu a desapropriação das terras que antes eram cultivadas pelos colonos.

Texto premiado
Aluna: Berenice Amaro
Professora: Dalvaci Teresinha Loureiro de Melo

Escravos do Trabalho e Consumo
Hoje em dia há ofertas e promoções que levam as pessoas a consumir muito mais que necessitam. 


Sentem-se atraídos e ficam cegos, e só acordam quando estão com muitas dívidas e com a conta no “vermelho”. 

Vai perder o sono, o sossego e a paz.
Aí já é tarde e a doença chega, deixando você estressado e depressivo, com vontade de sumir e de desaparecer.

Mas as ofertas continuam… 

Há propagandas nos jornais, tv e rádios. E eu me pergunto: Será que as pessoas precisam de tantas coisas assim? 

Eu acho que não, temos que ter o necessário para viver, assim não acumulamos coisas que com o passar do tempo viram lixo que contaminam a natureza.
Nossa aldeia aqui na Serrinha onde moro há falta de água, coisa que no passado o índio tinha de sobra e podia se banhar em águas saudáveis, sem medo de contaminação. 

Nós índios também temos que ter consciência que consumir além de que necessitamos é estar contribuindo para tornarmos escravos do trabalho e consumo
Fonte  O ponto da Noticia



error: Content is protected !!