Search
quarta-feira 21 Fevereiro 2018
  • :
  • :

Polonês de 70 anos viaja de Nova Iorque a Portugal de caiaque

Pela terceira vez idoso atravessa sozinho o Oceano Atlântico em um caiaque

Pela terceira vez idoso atravessa sozinho o Oceano Atlântico em um caiaque | Foto: Eduardo Munoz Alvarez / AFP / CP

             Foto: Eduardo Munoz Alvarez / AFP / CP
Um avô polonês partiu de Nova Iorque no domingo para sua terceira viagem solitária no Oceano em um caiaque, com o objetivo de chegar a Portugal a tempo de celebrar seu aniversário de 70 anos, em setembro. Aleksander Doba começou a remar da ponta de Manhattan, depois de conceder entrevistas e posar para selfies com curiosos.
Uma celebridade em seu país, Doba chamou a atenção mundial quando foi designado aventureiro do ano em 2015 pela revista National Geographic. Na ocasião, ele já havia completado duas travessias do Oceano Atlântico de modo solitário em um caiaque.
A primeira, de outubro de 2010 a fevereiro de 2011, aconteceu entre os dois pontos mais próximos do oceano, da capital de Senegal, Dacar, até a cidade de Acaraú (Ceará, Brasil). Na segunda, ele partiu de Lisboa em outubro de 2013 e chegou a Flórida em abril do ano seguinte, enfrentando condições meteorológicas complicadas.
No domingo, ele iniciou o que considera a “mais dura” travessia, de 6 mil km, cruzando as águas geladas do Atlântico Norte. O caiaque amarelo e branco, de mais de seis metros, foi projetado em grande parte por ele.
Correio do Povo