Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

“Não troco minha dignidade pela minha liberdade”, diz Lula, em carta

A manifestação do ex-presidente ocorreu após procuradores da Lava Jato pedirem progressão de regime

Lula afirmou que as acusações contra ele são falsas

Lula afirmou que as acusações contra ele são falsas 

Em frente à sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, onde Lula está preso, o advogado Cristiano Zanin leu uma carta escrita pelo ex-presidente na tarde desta segunda-feira. “Não troco minha dignidade pela minha liberdade”, diz Lula na carta, em uma manifestação ao pedido dos procuradores da Operação Lava Jato para que o ex-presidente fosse para o regime semiaberto ou prisão domiciliar. A petição encaminhada à juíza Carolina Lebbos foi assinada por 15 procuradores, inclusive o chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol.

“Tudo que os procuradores da Lava Jato realmente deveriam fazer é pedir desculpas ao povo brasileiro, aos milhões de desempregados e à minha família, pelo mal que fizeram à democracia, à justiça e ao país”, escreveu o ex-presidente.

“Não troco minha dignidade pela minha liberdade” diz Lula sobre o pedido de progressão de regime para o semiaberto.

View image on Twitter
Lula disse que não aceitará “barganhar meus direitos e minha liberdade”. Afirmou que as acusações são falsas. “Diante das arbitrariedades cometidas pelos Procuradores e por Sérgio Moro, cabe agora à suprema Corte corrigir o que esta errado, para que haja Justiça independente e imparcial. Como é devida a todo cidadão”. Ele encerrou a carta dizendo que não descansará enquanto a “verdade e a justiça não voltarem a prevalecer”.

Segundo o advogado Cristiano Zanin, o teor da carta é uma orientação do ex-presidente sobre a sua posição diante do requerimento de progressão de regime. “O ex-presidente Lula não reconhece a legitimidade do processo e da condenação que foi imposta a ele pelo ex-juiz Sérgio Moro e que depois foi analisada, em parte, pelas instâncias superiores, a partir de elementos coletados na condução do ex-juiz Sérgio Moro”, ressaltou.

Ele destacou que ainda houve o recebimento de nenhuma intimação da Justiça para apresentar uma manifestação sobre o requerimento. Disse ainda que não está sendo cogitado nenhum tipo de descumprimento.

Correio do Povo




error: Content is protected !!