Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Memorias de Sarandi – Igreja Nossa Senhora de Lourdes. – Humberto Tesser Paris

MEMÓRIAS DE SARANDI 65
Época: Décadas de 1940/50
Humberto Tesser Paris
Pode ser uma imagem de ao ar livre
IGREJA NOSSA SENHORA DE LOURDES
Em Sarandi foi construída primeiramente uma igreja de madeira e 9 anos depois uma de alvenaria, sendo que a primeira foi demolida pelo meu pai, com seu ajudante Girolometo.
De acordo com informações pesquisadas pelo meu primo Antonio Carlos Paris, transcrevo abaixo o seguinte:
“A pequena igreja, projetada por Dante Mosconi e construída em 1936, em madeira, não se constituía em nenhum patrimônio arquitetônico…”
“…foi encomendado um projeto a Ângelo Fontanive , Arquiteto e construtor oriundo de Taibon região de Beluno, Itália e laureado pela Escola de Belas Artes de Veneza. Fontanive residiu em Bento Gonçalves e Passo Fundo, na década de 30/40, e era registrado no CREA-RS sob o número 1416, tendo se aposentado em 1968.”
“A Pedra Fundamental da nova igreja foi lançada em 1941 e foi inaugurada em 10 de junho de 1945, com a presença do Bispo Dom Antonio Reis da Diocese de Santa Maria. Possivelmente por indisponibilidade de agenda de sua Excelência Reverendíssima a Igreja foi inaugurada no Domingo dia 10, quando Quarta-Feira dia 13 de junho de 1945, seria dia de Festa de Santo Antonio, o segundo padroeiro de Sarandi-RS.”
As informações a seguir foram dadas pelo meu irmão Artemio:
Além do projeto e construção da nova igreja, Fontanive pintou os grandes quadros que ficam próximos ao teto e o Artemio foi testemunha ocular desse fato. Ele disse que, na época, havia o comentário que o Fontanive pintou a imagem de seu filho em um dos quadros que ficam a direita de quem entra na igreja. Seu filho, que era meio rechonchudinhos, estava em Sarandi e a semelhança era muito grande com a figura do quadro.
O Artemio contou também que houve um acidente fatal durante a construção da igreja, ocorrido com um integrante da família Favero. Ao cair do andaime, veio a falecer.
Como de costume, os vitrais das novas igrejas são doados pelas famílias de mais posses e seus nomes são gravados na parte inferior dos mesmos. Em Sarandi não foi diferente. Lá estão gravados os nomes do meu avô João Tesser e Família e Antonio Oltramari e Família, entre outros.



error: Content is protected !!