Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Megaoperação policial prende 11 e devolve a paz entre índios e agricultores de Sananduva

Uma megaoperação policial envolvendo a Brigada Militar, através do 3º BOE e a Polícia Federal foi desencadeada na manhã de hoje (23), em uma aldeia indígena no interior de Cacique Doble e também no interior de Sananduva. Ao todo 11 indivíduos foram presos, sendo oito indígenas e três agricultores.

 

A ação foi desencadeada depois que 200 indígenas atearam fogo em lavouras e intimidaram agricultores de Sananduva, no último final de semana, motivando o prefeito a decretar calamidade pública.

 

A operação policial iniciou antes do clarear do dia e contou com o auxílio de um helicóptero.Ao todo foram expedidos 14 mandados de prisão preventiva, baseados em crimes de extorsão, incêndio criminoso, dentre outros

 

O comandante do 3º BOE, Major Eriberto Branco, explicou que a ação contou com 150 policiais envolvidos, entre o efetivo de Passo Fundo e apoio dos policiais da Serra.

 

A operação teve início às 3h e foi estudada nos últimos dias para que os riscos de confronto fossem reduzidos. Mesmo assim, o major explicou que todos os policiais acreditavam que um confronto seria inevitável, já que os índios estavam praticando represálias diante de cada ação policial.

 

Agora o BOE continuará na região para garantir a paz e a integridade de agricultores e indígenas, além de seguirem com as buscas a três foragidos.

 

Polícia Federal: indígenas formaram organização criminosa que extorquia agricultores em Sananduva

 

Em entrevista na Uirapuru, o delegado da Polícia Federal, Mario Luiz Vieira, explicou que as lideranças indígenas identificadas e presas estavam sendo monitoradas pela polícia há muito tempo.

 

Destacou que um pedido de prisão preventiva já havia sido feito no passado, mas foi indeferido na ocasião. Agora, diante de uma ação criminosa que colocou fogo em lavouras e causou pânico em Sananduva, 14 mandatos foram expedidos, a tempo de evitar uma nova tragédia.

 

O delegado afirmou que estas lideranças foram os mandantes da ação, constituindo uma organização criminosa, que extorquia famílias de agricultores e ameaçava quem não concordava com arrendamentos.

 

Para o delegado Mario, a operação foi um sucesso porque mostrou que o Estado está presente e se houver qualquer represália a polícia agirá novamente com o mesmo rigor.

 

Fotos:Lucas Cidade/Rádio Uirapuru




error: Content is protected !!