Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Destaques da Semana Emater-RS/Ascar de Sarandi

 

Aconteceu na ultima semana mais um encontro do Programa Juntos para competir, na oportunidade foi apresentado o projeto de Olho na Qualidade, o qual tem como objetivo qualificar a propriedade rural através do processo de organização das estruturas, equipamentos e atividades. O instrutor desta edição Nildo Formigueri, além da apresentação do projeto realizou atividades práticas para motivar os agricultores a organizarem melhor suas ferramentas de trabalho conforme a necessidade de uso, e praticando o descarte daquilo que não é mais útil.

A Safra da Laranja já inicio em muitos pomares, a colheita é feita escalonadamente, e a maturação é medida conforme o teor de Sólidos solúveis e também da acidez. Na propriedade do Sr. Natalício Hart, são cultivadas as variedades valência e folha murcha, ambas para suco, no entanto com o manejo apropriado o produtor vem destinando a maior parte da sua produção para a venda em mercados, assim agregando maior valor ao produto, no ano passado, 2016, os valores chegaram a R$ 0,60 por Kg. Neste ano a expectativa é de colher mais de 40ton/há.

 

No mês de junho e Julho foram implantadas em Sarandi novas áreas com cultivo de Morango, neste ano foram implantadas mais de 8 mil plantas. As mudas são provenientes da Patagônia –Argentina, cultivar San Andreas, com alto potencial produtivo. O cultivo é feito tanto em estufas agrícolas com o sistema de semi-hidroponia e também em cultivo direto no solo. Por se tratar de uma cultivar de dias neutros, a planta tem condição de produzir ao longo de todo o ano. A utilização de meliponídeos é recomendada para aumentar a produção.

 

Dica Técnica: A moranga Cabotiá necessita ser polinizada por outra moranga pois as flores masculinas são estéreis. Assim é preciso respeitar a proporção de uma cova ou uma linha para cada quatro covas ou linhas de Cabotiá, além disto para que ocorra a coincidência da floração é preciso semear 7 dias antes da cabotiá as morangas das cultivares Coroa ou Exposição 15 a 21 dias as abóboras Menina Brasileira, Canhão, Caravela, Jacarezinho ou Baianinha e 10 a 15 dias abobrinha Italiana.




error: Content is protected !!