Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – Autoridades buscam soluções para problemas no Presídio Estadual de Sarandi

Autoridades buscam soluções para problemas no Presídio Estadual de Sarandi

 

Ações emergenciais no atual prédio e construção de um novo presídio foram analisados

Recentemente foi realizado no gabinete do prefeito de Sarandi, uma reunião pública que contou com várias lideranças ligadas a segurança, bem como autoridades locais. O encontro contou com a participaram do Prefeito Leonir Cardozo, Vice-Prefeito Glauber Kunzler, a superintendente da SUSEPE Marli Ane Stock, o interventor do presídio Camilo Iloi Pinto, o Delegado Regional da SUSEPE Rosalvo Portela, o Diretor Adjunto do DESEP Fabrício Ragagnin, o representante do Ministério público, Promotor Rafael Riccardi, presidente do GAP Nilson Rempel, Presidente da ACISAR Beto Lucietto, Representante do poder judiciário Jakson Gasperim, além de representantes da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, GAP, Acisar, OAB, vereadores e vereadoras, imprensa e comunidade regional.

Em um primeiro momento o interventor Camilo realizou uma demonstração por imagens das atuais condições do prédio do presídio, que está deficitária, seja com problemas estruturais como o muro lateral, seja a falta de tela que dificultaria o arremesso de objetivos no pátio do presídio, a fragilidade do teto e buracos entre as celas. Salientou ainda que o presídio foi construído há mais de 60 anos e que atualmente abriga mais muito mais detentos da que sua capacidade.

A Superintendente Marli Ane Stock, relatou que a SUSEPE está analisando várias possibilidades para sanar os problemas no presídio de Sarandi, além de afirmar que há a possibilidade também da construção de um novo prédio no município. Marli ainda salientou que após uma análise rigorosa no presídio local, o departamento de engenharia da SUSEPE sugeriu a colocação de chapas de aço no teto e em algumas celas com o objetivo de impedir novas fugas da casa prisional.

Na ocasião as autoridades e todas as pessoas presentes também dialogaram sobre a possibilidade de construção de uma nova casa prisional, para receber os presos do atual presidio.

O prefeito Leonir Cardozo fez questão de ouvir a opinião de todos os participantes da reunião, que opinaram sobre a construção de um novo presídio, tendo como local uma área territorial na Linha Beira Campo.

Cardozo e todos na reunião salientaram que o principal objetivo desse projeto, seria devolver a segurança para os munícipes de Sarandi e da região, pois com um novo presídio, as fugas ficam improváveis. Tal ação também contribuiria para a ressocialização dos apenados. “Nossa reunião foi extremamente salutar e proveitosa. Vamos trabalhar para solucionar de imediato os principais problemas do atual presídio e reuniremos novamente as autoridades e comunidade para debater sobre a construção de um novo prédio para transferir os presos do centro da cidade para este local, mais seguro para a comunidade, para os servidores, para os operadores do direito, para os familiares e para os próprios presos”, disse Cardozo.

P.M.Sarandi – Joel De Brito

Fotos RogérioMachado




error: Content is protected !!