Em Ivoti, o uso do item é facultativo em locais abertos e fechados. Já em Novo Hamburgo, a proteção segue sendo obrigatória em espaços fechados
Além de Canoas, outras cidades da Região Metropolitana e Vale dos Sinos também estão flexibilizando ainda mais as restrições. Em Ivoti, o prefeito Martin Kalkmann, decretou nesta quinta-feira que a partir de agora o uso de máscaras passa a ser facultativo no município, em locais abertos ou fechados, ficando sob responsabilidade de cada cidadão ou seu responsável legal dispor sobre sua utilização.
Vale destacar que o uso permanece obrigatório em todos os estabelecimentos públicos e privados de saúde, como unidades básicas de saúde, hospitais, laboratórios, farmácias, clínicas médicas e odontológicas e casas geriátricas, tanto para trabalhadores da saúde como para pacientes, acompanhantes ou visitantes.
O uso continua obrigatório em lojas, salas de aula e outros ambientes públicos e privados fechados. “Este é um importante passo que estamos dando em Novo Hamburgo. Estamos há vários dias sem pacientes Covid na UTI do Hospital Municipal e o número de óbitos e hospitalizações por Covid diminuíram muito, o que nos permite tomar esta medida com segurança”, frisa a prefeita Fátima Daudt.
Mesmo liberado, o uso de máscara é recomendado para pessoas de grupos vulneráveis, que apresentam maior risco individual de hospitalização e óbito, como os não vacinados, portadores de doenças autoimunes, obesos e portadoras de doenças.
Correio do Povo