O Rio Grande do Sul é conhecido pelo resto do País pelo Churrasco, por ser longe, pela extinta VARIG, pelos políticos Brizola e Getúlio Vargas, e por Gramado, terra do Chocolate.
O Rio Grande do Sul é a terra de Mário Quintana, de Érico Veríssimo, Luís fernando veríssimo, pela guerra dos Farrapos, pela riqueza de sua gente, pela serra, pela campanha e pelo Sistema Lacunar dos Patos. Por sua região da Campanha, das Missões, de Porto Alegre ao Alegrete.
O Rio Grande do Sul é terra dos Maragatos, Chimangos, Teixeirinha, Gildo de Freitas, Renato Borghetti, das Chinocas Farroupilhas, Tordilhos, Baios, Crioulos e petiços! Terra de monta e doma; terra talhada com fogo, ferro e sangue. Rasgada por Deus no Vale dos Sinos, banhada pelo mar revolto em Rio Grande e seus Molhes; cortada pelo Minuano e aquecida pelo fogo de chão, pelo mate e pela amizade. Povo de gente hospitaleira, amistosa e pouco desconfiada.
Terra onde todas as raças são bem-vindas, todos os povos são chegados. Mas não é terra fácil. Não adianta chegar falando BAH ou TCHÊ.
Não adianta dizer que é Gremista ou Colorado.
Tem que sentir o cheiro da terra, o frio do vento e o sabor do butiá. Cortar um naco de charque e partilhar com teu mano véio.
Cantar as modas do rádio e andar com a térmica. Pra entender o Rio Grande do Sul tem que ter o coração forte e a alma leve.
Tem gaúcho espalhado pelo mundo todo e eu tenho certeza que na tua alma, vivente, tem um pouco de sangue gaudério também!