Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

TRE homologa resultado da disputa pelo governo gaúcho

No Rio Grande do Sul, não houve recursos ou pedidos de impugnações no pleito que ocorreu em 30 de outubro

Foto: TRE/RS / Divulgação / CP memória

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) homologou o resultado das eleições, por unanimidade, aprovando os relatórios de totalização de votos relativos ao 2º turno. O Tribunal proclamou os candidatos eleitos aos cargos de governador e vice-governador no fim da sessão de julgamento, na manhã desta quinta-feira. Eduardo Leite (PSDB) venceu a disputa, com 3.687.126 votos válidos, o que representa 57,12%, tendo Gabriel Souza (MDB) como vice.

A desembargadora Vanderlei Terezinha Kubiak, vice-presidente do órgão, Corregedora Regional Eleitoral e relatora do processo que formalizou o resultado, ressaltou que os relatórios ficaram disponíveis em secretaria por dois dias, não havendo reclamação quanto aos dados ou interposição de recursos pedindo impugnações.

O TRE também homologou o resultado presidencial. No Rio Grande do Sul, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ficou atrás de Jair Bolsonaro (PL), que concorria a reeleição. Bolsonaro teve 56,35% dos votos gaúchos, enquanto Lula ficou com 43,65%.