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TOP 8 grandes curiosidades que você não sabia sobre o Nutella

Em todo o mundo, a incidência de crimes relacionados com Nutella está em ascensão. Não é exagero!

Para você ter ideia, em 2013, a pasta de chocolate com avelã estampou manchetes na Alemanha, onde os ladrões roubaram 5,5 toneladas da iguaria de um caminhão estacionado.
A febre pelo produto é tão grande que, recentemente, um estande da Nutella instalado na Avenida Paulista tem atraído multidões, acarretando em filas enormes para provar os doces feitos a partir do produto.
Veja a seguir, algumas curiosidades a respeito da tão querida pasta de chocolate com avelã:
1. Napoleão e Hitler são responsáveis pela febre de Nutella ao redor do Mundo
Por volta de 1806, Napoleão tentou congelar o comércio britânico como uma estratégia para ganhar as guerras napoleônicas (e dominar o mundo). O resultado foi um bloqueio continental desastroso que fez com que o custo do chocolate subisse rapidamente, deixando os comerciantes piemonteses em apuros. Sempre habilidosos, os chocolateiros de Turim começaram a adicionar avelãs picadas ao chocolate para esticar a oferta, tanto quanto possível. A delícia que surgiu foi uma fatídica pasta apelidada de “gianduia”.
Mais de um século depois, o chocolate voltou a ser caro e escasso devido ao racionamento na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Um cozinheiro italiano chamado Pietro Ferrero, mais uma vez voltou-se para a poderosa avelã, com o intuito de se salvar. Com isso, em 1946, recriou a Pasta Gianduia, rebatizada de “Nutella”, em 1964.
2. O café da manhã dos campeões
De acordo com o Guinness World Records (o Livro dos Recordes), a celebração dos 40 anos de Nutella, em um café manhã na Alemanha, em 2005, atualmente detém o título de “Maior Pequeno Almoço Continental”. Um total de 27.854 pessoas se reuniram em Gelsenkirchen para desfrutar de uma refeição que consistia basicamente de Nutella.
3. Quase como bebês
Um pote de Nutella é vendido a cada 2,5 segundos em todo o mundo. De acordo com o United States Census Bureau, uma pessoa nasce a cada oito segundos.
4. Venda invejável
A Nutella não só está disponível para a compra e consumo febril em 75 países, como todos os potes vendidos em um ano poderiam ser repartidos em mais de 1.000 campos de futebol.
5. A aprovação também surpreende
Em 2009, Nutella teria tido a terceira maior fanpage do Facebook com número de ‘likes’. Com mais dois milhões de fãs, ficou atrás apenas das páginas de fãs de Barack Obama e Coca-Cola. A página tem, atualmente, uma contagem de aproximadamente 30 milhões de likes.
6. Há um “Dia Mundial de Nutella”
Dois blogueiros da Itália decidiram levar seus amores por Nutella a outro nível, em 2007, criando um dia mundial de celebração dedicada à massa viciante. Assim, todos os anos, 5 de fevereiro é um dia para comer Nutella, compartilhar receitas e memórias com o doce, e olhar fotos de pessoas em situações consideradas ‘gastronomicamente eróticas’ com o produto. Em 2013, no entanto, a fabricante da iguaria, Ferrero, tentou acabar com o Dia Mundial da Nutella, mas resolveu reconsiderar. Afinal, por que um fabricante tentaria acabar com o dia que homenageia seu próprio produto?
7. Nada mascara seu sabor
Gianduia tem origem do nome de um personagem do comediante italiano nomeado Gianduja. Ele é retratado como um camponês piemontês sorrindo com um chapéu de três pontas que monta em um burro e anda em torno da cidade segurando um Duja – que no dialeto piemontês significa “recipiente”.
A Duja foi feita para conservar o vinho, mas poderia ser usada apenas para carregar alguns quilos de avelã, certo?! Máscaras de Gianduja eram vendidas em toda a região italiana de Piemonte e seu rosto estava estampado em todo anúncios iniciais da Nutella.
8. Nutella não tem reputação manchada, e sim, “passada
Nutella se tornou tão popular na Itália que os mercados italianos começaram a oferecer livres “manchas” de Nutella para qualquer garoto que aparecesse com um pedaço de pão – ou seja, eles passavam um pouco do produto.
O fenômeno foi denominado como “Manchadas”, e apesar de parecer soar como uma ‘mancha’ negativa para a marca, era uma estratégia de marketing bem-sucedida.