Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Teich tinha missão de equilibrar isolamento e economia

BRASILIA, BRAZIL - APRIL 16: Health Minister Nelson Teich gestures during a press conference on the announcement as newly appointed Health Minister amidst coronavirus (COVID-19) pandemic at the Planalto Palace on April, 16, 2020 in Brasilia. President Bolsonaro has fired outgoing Minister of Health Luiz Henrique Mandetta over differences in coronavirus strategy. Brazil has over 30,000 confirmed positive cases of Coronavirus and 1942 deaths. (Photo by Andressa Anholete/Getty Images)

Foto: José Dias / PR /

Escolhido para assumir o lugar de Luiz Henrique Mandetta, empresário do setor da saúde pediu demissão

Teich aceitou o cargo com 30.891 casos confirmados no Brasil e com 1.952 mortes, após 29 dias, pediu demissão quando os números indicavam 207 mil casos e mais de 14 mil mortes 

O oncologista e empresário do setor da saúde Nelson Teich, então ministro da Saúde, que pediu demissão nesta sexta-feira, chegou ao Ministério da Saúde para substituir Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), demitido após discordar do posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, sobretudo, sobre políticas de isolamento social. Ele deixa a função, em meio à pandemia do coronavírus, antes de completar um mês à frente da pasta.

Nascido no Rio de Janeiro, o médico se formou pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 1980, e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos.

Embora tenha sido escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para equilibrar temas como o isolamento social e os rumos da economia em meio à crise, Teich afirmou, desde sua primeira fala como ministro que não haveria mudanças radicais na política adotada até aquele momento por seu antecessor.

Em pronunciamentos e coletivas de imprensa, ele afirmava que tomaria decisões com base em critérios técnicos. “Não vai haver qualquer definição brusca ou radical do que vai acontecer. O que é fundamental hoje é que tenhamos mais informações sobre o que acontece com as pessoas com cada ação tomada”, disse Teich.

No entanto, ainda durante o primeiro discurso no Ministério da Sáude, disse existir um alinhamento completo entre ele e Bolsonaro.

Correio do Povo.