Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Taurus vai mudar principal linha de montagem do RS para os EUA para escapar do tarifaço

Taurus vai mudar principal linha de montagem do RS para os EUA para escapar do tarifaço
Empresa que tem sede em São Leopoldo produz 2,1 mil armas por dia para o mercado norte-americano

| Foto: Divulgação/Taurus/CP

A indústria tem sede em São Leopoldo, no Vale dos Sinos

A Taurus vai mudar sua principal linha de montagem para os Estados Unidos, em função do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump a produtos produzidos no Brasil. A indústria tem sede em São Leopoldo, no Vale dos Sinos. As armas foram um dos grupos taxados pelos Estados Unidos com uma tarifa de 50%.

“A companhia acaba de tomar a decisão de começar a transferir para a sua unidade nos Estados Unidos as linhas de montagem (não a fabricação) das armas da família G, principal linha de produto da marca”, disse o CEO da Taurus, Salesio Nuhs, em nota ao Estadão.

Desde que o tarifaço foi anunciado, a empresa, que tem sede no Rio Grande do Sul, começou a antecipar as exportações de algumas peças para o mercado americano, principalmente carregadores das armas, antes de a sobretaxa começar a valer efetivamente.

Atualmente, a empresa fabrica 2.100 armas por dia destinadas ao mercado norte-americano. A partir de setembro, 900 delas devem ser montadas nos Estados Unidos. “Todas essas importantes medidas, assim como possíveis outras, manterão a empresa geradora de resultado, EBITDA e de caixa”, afirmou o executivo.

Segundo a companhia, a empresa garantiu 90 dias dias de estoque com a antecipação das vendas frente ao tarifaço, o que deu margem de alguns alguns meses para adaptação. Na nota, o CEO afirmou que a empresa segue se articulando com os governos federal e estadual para mostrar os impactos da taxação e acessar a liberação de créditos do ICMS.

Em 2024, o Brasil vendeu R$ 323,9 milhões em armas e munições para os Estados Unidos, que agora serão taxadas, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Ribeirão Pires (SP), São Leopoldo (RS), Montenegro (RS) e Veranópolis (RS) são os principais exportadores de armas e munições atingidos pela taxação.

Correio do Povo