Talvez você já tenha tentado todas as respostas. Mexeu aqui, remexeu acolá, pensou, leu, estudou, já até enviou um e-mail para mim. Ouviu a opinião dos amigos, refletiu, mas nada parece se encaixar. Pior quando não se trata apenas de um problema pontual, mas a vida inteira tem cara de labirinto sem saída, sem resposta, sem sentido.
Estranho – você pensa – afinal todos parecem saber sobre tudo. Há tantas filosofias, tanto conhecimento, tanta tecnologia, tanta gente falando sobre tudo e parece que só eu que não sei. – conclui com ar de decepção.
Acontece que quase não enxergamos nada. Daqui desse ponto a perspectiva é limitada ao condicionamento, aos medos, a auto imagem, a uma serie de variáveis que projetam sombra, atrapalham a visão. Dificilmente lidamos com um acontecimento sem conectá-lo a experiência alheia, sem questionarmos “por que eu”, sem vincularmos a algum tipo de merecimento ou punição. É carma! É benção! – Nos precipitamos quase sempre.
Não percebemos que nossa dificuldade em encontrar respostas nasce tantas vezes justamente de nossa pressa em encontrá-las.
Calma ! Você não precisa saber sobre tudo agora.
Calma ! É você quem concede que o outro ou o que quer que seja lhe faça mal.
Calma ! Agitado, tenso, inquieto, nunca enxergará.
Existe uma dimensão em nossa vida que não pode ser discernida com pressa. Isso porque ela não é feita de acontecimentos isolados, mas da conexão entre eles, do quanto um se comunica com o outro, da soma das experiências que nos apontam para uma coisa só: Nada acontece necessariamente para te fazer mal. Nada.
Sei que tantas vezes dói, que às vezes parece sem sentido, que tem horas que a vontade é sumir. Sei sim! Mas também sei que, mantendo-se quieto, calmo, em silêncio, chegará do outro lado, verá o fim da madrugada e o início da manhã, enxergará, ouvirá, perceberá com mais clareza a sutileza de cada movimento que nos expõe à nós mesmos, às nossas escolhas, ao que de fato precisamos enxergar.
Calma ! Não se inquiete. Perceba que a vida está se comunicando contigo e enquanto tiver pressa jamais entenderá.
As respostas estão em você, elas não fugirão. Tudo ficará claro, você saberá o que fazer, as peças se encaixarão, mas antes é preciso entender: acalme-se, aquiete-se, descanse. O sol já está para nascer, não perca o espetáculo. Descanse, encontre um bom lugar para contemplá-lo. – flaviosiqueira.com