Ex-deputado escreveu, do presídio, carta à mão sobre a oitiva do senador a respeito da suposta tentativa de tomar o poder no país
“Na semana seguinte o levei ao presidente, claro, após avisá-lo que Marcos do Val insistiu muito”, relata Silveira. “Durante a famigerada reunião, Marcos do Val apenas elogiou o presidente [Bolsonaro] e disse que lutaria no Senado pelas pautas conservadoras”, escreveu.
“O nome do membro do STF sequer foi citado, salvo na ligação de que era sobre Alexandre de Moraes a informação”, diz o preso. Ele termina a carta com uma provocação a do Val: “Quem dá ideia para maluco…”.
A prisão de Silveira ocorreu em fevereiro deste ano após o descumprimento de medidas cautelares impostas pelo STF. O ex-parlamentar foi condenado a oito anos e nove meses de prisão por tentar impedir o funcionamento das instituições democráticas e por coação no curso do processo.
Depoimento de Marcos do Val
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou em depoimento à Polícia Federal na última quarta-feira (19) que foi insistentemente procurado pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) para conversar sobre um “assunto importante”. O parlamentar disse que foi inclusive abordado por Silveira na porta do Senado, e que que o ex-parlamentar só dizia: “Salvar o Brasil e ser herói nacional”. O depoimento foi concedido no inquérito que apura um suposto plano para a realização de um golpe de Estado no ano passado.