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Seminário de Publicidade e Propaganda celebra duas décadas do curso da UPF



Com o tema “Experiências marcadas na pele”, o evento que iniciou nesta segunda-feira, 16 de maio, é constituído de painéis de debates e oficinas

As experiências que marcaram a constituição do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo (UPF) foram lembradas na manhã desta segunda-feira, dia 16 de maio, na abertura do VII Seminário de Publicidade e Propaganda. O evento, que reúne acadêmicos do curso, também celebra os seus 20 anos de criação e destaca a trajetória e as transformações ocorridas ao longo dessas duas décadas. O seminário segue até quarta-feira, dia 18 de maio, com painéis de debate e oficinas.



A cerimônia de abertura contou com a presença do coordenador do curso, professor Cleber Nelson Dalbosco, que é egresso de Publicidade e Propaganda na UPF e acompanhou de perto a evolução do curso na Instituição. “O seminário vem para debater questões ligadas à publicidade no contexto atual e, neste ano, tem o olhar voltado a um enfoque especial: os 20 anos do curso. Esse evento valoriza a trajetória da PP nessas duas décadas e contextualiza como e porque o curso começou, destacando as necessidades regionais e os desafios enfrentados desde o reconhecimento até a sua consolidação”, enfatizou.

Memórias de um curso em formação
Na manhã desta segunda-feira, o VII Seminário de Publicidade e Propaganda contou com o painel “De volta para o futuro”, onde foram abordados a origem, os desafios, as conquistas e as transformações no mercado de trabalho referente ao curso de Publicidade e Propaganda da Instituição. 

O painel contou com a participação da professora Maria Goretti Batista Betencourt, que foi uma das idealizadoras do curso, tendo sido coordenadora da graduação. Na época, a professora viajou visitando diferentes universidades para conhecer e, então, formatar um modelo de curso para a UPF. Nesse período, foram criados os cursos de comunicação da Instituição: Publicidade e Propaganda; Jornalismo; e Rádio e TV. Este último foi, posteriormente, incorporado ao curso de Jornalismo. Para Maria Goretti, o DNA do prédio da Faculdade de Artes e Comunicação mudou quando foi mesclada a estrutura em artes, música e comunicação. “Os laboratórios foram criados enquanto o curso já estava em andamento. Aos poucos, o Laboratório de Desenho se transformou na Agência Experimental e passou a desenvolver trabalhos profissionais”, destacou.

A professora Margarete Barriquel de Cesaro também esteve presente no painel, rememorando os primeiros anos do curso, que começou quando a tecnologia não era tão avançada. “Começamos sem computador, os desenhos eram feitos a mão. Ao mesmo tempo em que o curso estava iniciando sua primeira turma, o corpo docente estava em especialização, buscando o que havia de novo no mercado. Quando foi efetivado, a estrutura do curso de Publicidade e Propaganda da UPF era uma das melhores do Brasil”, enfatizou.

A empresária e ex-professora do curso, Miriê Tedesco, também participou do painel e evidenciou sua trajetória no curso e no mercado de trabalho. Miriê foi a primeira publicitária diplomada que a região conheceu e vivenciou os grandes desafios da profissão, em uma época em que havia muitas dificuldades em termos de produção publicitária. “O mundo que vocês têm hoje é muito diferente do mundo que conheci”, disse aos alunos. “Quando escolhi ser publicitária, ninguém sabia o que era isso. Ser publicitário demandava esforço físico, não só mental”, avaliou ela, lembrando que, na época, a produção de qualquer material exigia logística complexa.

As mudanças foram constantes desde a criação do curso e, dentre aqueles que acompanharam de perto essa transformação, estão Gabriel Dall’Agnol, diretor de criação e redator na agência RBA Comunicação, egresso da primeira turma; e Dolores de Pauli, diretora de contas na agência LiveAD (São Paulo), egressa da segunda turma. Para os egressos, a escolha pelo curso foi, em suma, um voto de confiança, tendo em vista que era uma nova graduação. “Fazia Direito quando comecei a graduação e aproveitei todas as oportunidades que tive durante o curso”, comentou Gabriel, que vivenciou as dificuldades que marcavam a época. “O mercado não comportava a expectativa que tínhamos”, evidenciou. 

Programação
A programação completa do VII Seminário de Publicidade e Propaganda pode ser conferida na página “Seminário de Publicidade 2016”, no Facebook.

Foto: Alessandra Pasinato
Painel reuniu professoras do curso e egressos da primeira turma

Assessoria de Imprensa
Universidade de Passo Fundo