Sol aparece em todo o Estado nesta segunda
O Rio Grande do Sul tem suas condições meteorológicas definidas por um padrão de bloqueio atmosférico que garante nesta segunda o sétimo dia seguido sem registro de chuva. São registradas áreas de pressão atmosférica acima do normal sobre o Atlântico Sul, na costa do Sul do Brasil, o que impede o avanço de frentes frias ativas e mantém o fluxo de ar mais quente de Norte.
Com o ar seco e o menor número de horas de sol desta época do ano, as noites até chegam a ser frias. Aquece, contudo, rapidamente e as tardes são ou agradáveis ou quentes, conforme a localidade do Estado. No fim de semana agora, por exemplo, o território gaúcho chegou a ter mínimas de até 3ºC nos Campos de Cima da Serra, mas máximas superiores a 30ºC no Noroeste gaúcho.
O domingo teve céu azul e temperatura agradável em dia perfeito para atividades ao ar livre. Quem espera por frio o dia todo, como na última segunda, terá que esperar bastante. Até a quarta, a tendência é de seguir o atual perfil térmico com máximas bem acima do que é normal pro fim de junho.
De quinta em diante, com mais nuvens e chuva que tende a ser muito irregular e ainda com baixos volumes, as máximas à tarde cedem e as mínimas pouco mudam ou devem subir. Desenha-se uma segunda quinzena de julho com temperatura menor que na primeira quinzena.
Segunda
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda, mas nuvens devem ser esperadas no decorrer do dia na maior parte do Estado. O dia de sol começa um pouco frio e com provável formação de áreas de neblina e nevoeiro em diferentes pontos do território gaúcho.
Com a presença do sol, a temperatura se eleva rapidamente ainda na parte da manhã, proporcionando uma tarde com marcas agradáveis, entre 20ºC e 25ºC em quase todos os municípios do Estado. Volta a refrescar a partir do entardecer, mas sem resfriamento muito acentuado. A máxima deve ser de 27ºC, em Uruguaiana. Em Porto Alegre, temperatura deve varia entre 11ºC e 26ºC.
Correio do Povo