A Secretaria de Saúde de Sarandi realizou recentemente uma palestra e capacitação dos agentes comunitários de saúde, no que tange o combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, febre chikungunya e o zika vírus. A capacitação foi realizada pela coordenadora da vigilância sanitária do município, Sra. Ivete Vicari.
Segundo o secretário municipal de saúde, Altair Ecker, a principal meta é capacitar as agentes de saúde, no intuito de agir corretamente nas observações quando da realização das visitas domiciliares, e de como detectar corretamente os focos do mosquito da dengue, também identificar se há algum caso suspeito de dengue.
Na ocasião, Ivete destacou que o trabalho do controle da dengue não fica restrito só na área da saúde, toda a população precisa auxiliar nesse combate, porque sabe-se que o mosquito se reproduz quando tem depósito de água parada. Eliminando esses depósitos não tem como o mosquito se reproduzir, sendo assim, a maneira mais eficaz ao controle da dengue.
Para o Secretário Altair o combate do mosquito Aedes Aegypti é responsabilidade de todos, por isso é preciso, que além de colaboradores capacitados, a comunidade atue de maneira decisiva no combate ao mosquito, sendo no cuidado com água parada ou na identificação de focos.
P.M.Sarandi – Joel De Brito