Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Sarandi – Projeto Piloto de Coletiva do Lixo está alcançando os objetivos

Projeto Piloto de Coletiva do Lixo está alcançando os objetivos

 

Desde o dia 14 de setembro, o município de Sarandi está procedendo de forma experimental, a coleta seletiva do lixo, que visa deixar a cidade mais limpa, mais saudável, sustentável e melhor para se viver, além é claro, de colaborar com a preservação do meio ambiente.

Na última quinta-feira, dia 29, o Secretário Municipal de Administração, Sidnei Piccini, realizou uma visita em in loco na sede da CONIGEPU,Consórcio Intermunicipal  de Cooperação em Gestão Pública), localizado em Trindade do Sul- RS, a fim de verificar o trabalho de separação realizado pelo consórcio, bem como verificar como está sendo feita a coleta seletiva em Sarandi, seja na questão de separação de lixo seco e orgânico, seja no trabalho de recolhimento realizado pela empresa responsável, Sucatas Muneron. Cabe salientar que o lixo seco está sendo recolhido nas quintas-feiras, já o lixo orgânico nas segundas, terças quartas, sextas-feiras e sábados.

Até o momento, foram três quintas-feiras de coleta, 14, 21 e 28, sendo estes os números de cada dia de coleta: dia 14-09: duas cargas, 1750KG e 5270KG; dia 21-09: 4 cargas, 4680KG, 4130KG, 4310KG e 3680KG; dia 28-09: 4 cargas, 4030KG, 3950KG, 4020KG e 3590KG.

Segundo o secretário Piccini, a avaliação do projeto piloto de recolhimento de lixo é positiva, visto que, o percentual de lixo seco recolhido em seu dia específico é bastante satisfatório. Aproximadamente 70 ou 80% do lixo recolhido é seco, porcentagem alta tendo em visto do pouco tempo de projeto em prática, no entanto o restante ainda é lixo orgânico, que não está previsto para ser recolhido nas quintas-feiras. “Vamos continuar trabalhando na conscientização da população para que esse percentual que é bom, possa melhorar mais e mais. A atitude consciente da população irá contribuir com o nosso município, seja na preservação ambiental e também na limpeza”, disse Piccini.

Cabe salientar que a empresa contratara para recolhimento do lixo em Sarandi, realizou uma ação importante, ou seja, antes mesmo da coleta com o caminhão, dois funcionários foram na frente da linha de recolhimento e separam o lixo seco (correto) do lixo orgânico que por ventura estivesse nas lixeiras. Tal atitude facilita na hora de separação do lixo nas esteiras do consórcio.

A partir de 1 de outubro, todos os municípios do consórcio são obrigados a fazer entrega do lixo de forma separada, ou seja, implantar também a coleta seletiva do lixo no Conigepu. O consórcio iniciou suas atividades em junho de 2006, como o nome de CONILIXO (Consórcio Intermunicipal de Triagem e Compostagem de Lixo).

O objetivo era a realização da triagem e compostagem dos resíduos sólidos urbanos dos Municípios associados, mais tarde, em 2012, criou-se o CONIGEPU, tornando-se assim, uma empresa Pública, com o objetivo de realizar a triagem, compostagem e destinação final dos resíduos sólidos urbanos dos municípios associados, que hoje são: Alpestre, Constantina, Engenho Velho, Entre Rios do Sul Gramados dos Loureiros, Nonoai, Novo Xingu, Rio dos  Índios, Ronda Alta, Sarandi, Três Palmeiras e Trindade do Sul. O município de Sarandi, com base nas informações dadas pelos administradores do consórcio, é responsável por mais de 50% do liso coletado.

A coleta seletiva tem uma importância relevante, a fim de conscientizar a população quanto a identificação correta dos resíduos, mantendo o objetivo da própria Lei que é reduzir, reutilizar e reciclar, trazendo resultados positivos e garantindo o reaproveitamento dos materiais presentes no lixo.

P.M.Sarandi – Joel De Brito

Fotos: Volume de lixo recolhido diariamente é alto.