Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Sarandi – Bovinocultura de Leite Assentamento Tarumã II

Localizada no Assentamento Tarumã II, interior de Sarandi, a propriedade da Família Bonavigo, recebeu mais de 30 pessoas, nesta quarta-feira, dia 20/07, na Tarde de Campo de Bovinocultura de Leite, evento promovido pela Emater/RS-Ascar. Participaram assentados da reforma agrária e beneficiários da Chamada Pública da Sustentabilidade.

A propriedade que a Família Bonavigo reside é uma Unidade de Referência do município de Sarandi, projeto realizado pela Emater/RS-Ascar que visa desenvolver um sistema de gestão para monitorar, avaliar e projetar sistemas de produção de base familiar, contemplando as principais atividades econômicas desenvolvidas, considerando aspectos sociais, econômicos, ambientais e técnicos.

A família Bonavigo reside na propriedade a 13 anos, sendo reassentados da área indígena da Serrinha, do município de Ronda Alta. A atividade principal é a bovinocultura de leite que é desenvolvida pelo casal Juliano e Juliane Bonavigo e o filho Mateus. Também residem na propriedade os pais de Juliano, Sr. Albino e Sra. Luiza que são responsáveis pela produção de alimentos da família, além deles Leticia a filha menor do casal.

O primeiro tema abordado foi a campanha Produza Alimentos e Colha Saúde, que já está em sua segunda edição na Emater/RS-Ascar, regional de Frederico Westphalen e nesse ano os destaques são feijão de grão e vagem, cebola de inverno e verão, mandioca, batata yacon, peixe e pomar doméstico.

A família Bonavigo iniciou fazendo a acolhida aos participantes, relatando o histórico da família no Assentamento, bem como a importância da produção de alimentos e a qualidade de vida em sua propriedade. Em conjunto com a Extensionista Social Lisiane Paula Staggemeier Mattje da Emater-RS/Ascar, foi apresentado o diagnóstico de mensuração do autoconsumo, no qual a família produz em média 30 itens produzidos sem o uso de agrotóxicos e de conservantes. E vem economizando ou deixa de gastar em torno de R$ 1.900,00 por mês com produtos da horticultura, agroindústria e do pomar doméstico.

Seguindo o tema da campanha, foi dado ênfase também ao tema do pomar doméstico pelo Eng. Agrônomo Jorge Buffon realizando uma estação sobre a montagem de um Kit de espécies frutícolas buscando a produção de frutas durante o ano todo, bem como a tecnologia necessária para a implantação, manejo e condução do pomar, além da necessidade de observar os tratamentos de inverno e de produção.

Na terceira estação foi abordado, pelo Assistente Técnico Regional da Emater-RS/Ascar Eng. Agrônomo Carlos Olczevski a necessidade da análise periódica de solo para a correta correção da fertilidade do solo, manejo e conservação da erosão, com demonstração dos problemas de compactação, comparando a diferença entre a área de lavoura anual e a área de pastagem perenes de Tifton e Capim Pioneiro, embora o pisoteio direto do gado de leite sobre a pastagem perene a compactação é bem menor que na lavoura anual de produção de grãos.

E no quarto momento da tarde de campo, foi abordado a importância cada vez maior da gestão da atividade, pelo Assistente Técnico Regional da Emater-RS/Ascar Eng. Agrônomo Valdir Sangaletti que abordou aspectos de custo de produção, e a rentabilidade da atividade. Como também o planejamento forrageiro e o manejo de pastagens perenes e anuais, com foco na produção de leite a base de pasto, a qual vem apresentando maiores níveis de rentabilidade na atividade.

E para finalizar foi realizado uma confraternização com todos os participantes do evento, utilizando alimentos elaborados a partir da produção da propriedade.