A patrulha da Brigada Militar em patrulhamento rotineiro durante a madrugada, constatou duas menores de idade trafegando sozinhas pela via pública; as mesmas foram abordadas e identificadas, sendo logo após, encaminhadas às suas residências e entregues para seus responsáveis.
A patrulha da Brigada Militar foi solicitada a comparecer em uma residência na Rua Adriano Oltramari, Ipiranga; onde ocorreu um desentendimento entre um casal; o registro foi remetido para a polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar compareceu na Avenida Expedicionário, Centro, a fim de atender um acidente de veículos com lesões corporais, envolvendo o veículo Mercedes-Benz/C63 de placas IYA 2045, bem como a motocicleta Honda/ CG 125 Today de placa LZQ 6210.
Uma vítima compareceu no quartel da Brigada Militar, informando que seu veículo havia sido arrombado e do interior havia sido furtado 01 bolsa de cor marrom, contendo seus pertences e documentos; o registro foi remetido à polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar durante patrulhamento de rotina nas proximidades do presídio de Sarandi, abordou dois rapazes que transitavam pelo local em atitudes suspeitas; foi apreendido com os mesmos 04 (quatro) aparelhos celulares e 04 (quatro) carregadores de aparelho celular; sendo que o material estava acondicionado e bem embrulhado, de forma a facilitar o arremesso para dentro da instituição prisional; tratava-se de A.M.D.S. e de um menor de idade, ambos residentes na cidade de Constantina; os autores confessaram ter recebido R$50,00 de um indivíduo desconhecido para arremessar o material; foram conduzidos à delegacia de polícia civil para os procedimentos legais necessários.
A patrulha da Brigada Militar em patrulhamento rotineiro tentou a abordagem da motocicleta Honda/ Biz 125 de placa NLN 3161, a qual empreendeu fuga sendo acompanhada pela patrulha; na estrada da localidade de Linha Monte Bérico, foi efetuada a abordagem, sendo que seu condutor J.V.D.L. resistiu à abordagem; o autor foi dominado e após constatado que a motocicleta estava com seu licenciamento anual vencido; foi confeccionado ao veículo os autos de infração correspondentes, bem como Termo Circunstanciado ao autor pelos delitos de desobediência e resistência, sendo que o mesmo responderá perante à justiça por seus atos.
Um cidadão compareceu no quartel da Brigada Militar, onde informou que do interior de seu veículo havia sido furtado 01 bateria veicular, 02 autofalantes marca Pioneer, o CRLV do seu automóvel e sua CNH provisória; o registro foi efetuado na delegacia de polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar em patrulhamento de rotina nas imediações do presídio de Sarandi, verificou dois rapazes que arremessavam objetos para dentro do prédio; na abordagem um deles fugiu e o outro acabou detido; foi apreendido 01 aparelho celular; sendo que o material estava acondicionado e bem embrulhado de forma a facilitar o arremesso para dentro da instituição prisional; tratava-se de M.J.T.B.; o mesmo foi conduzido à delegacia de polícia civil para os procedimentos legais necessários.
A patrulha da Brigada Militar durante patrulhamento no Loteamento 1° de Maio, abordou o indivíduo G.A.P. sendo que o mesmo encontrava-se com mandado de prisão em aberto no sistema; também foi apreendido com o mesmo 01 espingarda de pressão sem marca aparente, 01 coronha artesanal para espingarda e 01 aparelho de som automotivo marca Pioneer; o procurado foi encaminhado ao presídio estadual de Sarandi, onde permaneceu à disposição da justiça.
Compareceu no quartel da Brigada Militar um cidadão, a fim de registrar que seu veículo havia sido arrombado e furtado de seu interior 03 pendrives, 01pulseira de ouro, 01 chave de residência, 01 óculos de sol marca Ray-ban, 01 carregador de celular, 01 frasqueira com objetos de unha e documentos pessoais; o registro foi encaminhado à polícia civil.
Se fez presente no quartel da Brigada Militar uma vítima, que informou que haviam furtado de seu veículo 02 escadas moveis prateadas, sendo uma com quinze degraus e outra com seis degraus; o registro foi efetuado na polícia civil.
Uma cidadã compareceu no quartel da Brigada Militar, onde informou que do interior de seu veículo havia sido furtado sua bolsa particular com diversos documentos pessoais, bem como 01 óculos de sol; o registro foi efetuado na polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar durante patrulhamento de rotina na Avenida Expedicionário, Centro; flagrou o veículo Fiat/ Uno de placas BPG 4741, que realizava perturbação do sossego com som alto; foi procedido na confecção de Termo Circunstanciado para o veículo; também foi recolhido toda a aparelhagem do som automotivo; o autor responderá perante à justiça por seus atos.
A patrulha da Brigada Militar deslocou até a Rua Pedro Zorzetto, Vila Jardim; onde uma senhora havia sido vítima de roubo, onde um casal lhe roubou o aparelho celular de marca Motorola, sendo que após fugiram em direção à área conhecida como “morro”; foram efetuadas buscas mas ninguém foi encontrado; o registro foi efetuado na polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar compareceu em uma residência na Rua A, Loteamento Novo Tempo; onde o indivíduo M.K.C. perturba alguns vizinhos a certo tempo, inclusive chegando a ameaça-los; que nesta data perturbava com som alto, sendo que quando interpelado pela patrulha, desacatou e ameaçou os policiais; este reagiu à prisão, sendo dominado e preso; foi confeccionado ao mesmo Termo Circunstanciado em que responderá perante à justiça pelos crimes de ameaça, desacato, desobediência e resistência; além da contravenção de perturbação do sossego de forma reiterada.
A patrulha da Brigada Militar foi solicitada a comparecer no hospital de Sarandi, onde uma vítima afirmava ter sido roubada nas proximidades e foi ao local para sua segurança e solicitar os serviços da Brigada Militar; o autor do fato teria sido um homem que roubou sua carteira pessoal com todos seus documentos, sendo que após fugiu em direção à área conhecida como “morro”; foram efetuadas buscas mas ninguém foi encontrado; o registro foi efetuado na polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar deslocou até a Avenida Expedicionário, Centro; onde um cidadão que reside em Passo Fundo e estava de passagem por Sarandi, informou que o interior de seu veículo havia sido revirado, sendo furtado 01 pistola marca Taurus calibre 380, modelo 58P; o registro foi efetuado na polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar durante patrulhamento rotineiro, flagrou algumas motocicletas realizando infrações de trânsito, inclusive se equilibrando no veículo em apenas uma roda; foi tentado a abordagem porém as mesmas fugiram do local; foi identificado as placas das mesmas e confeccionado os autos de infração de trânsito correspondentes; também foi confeccionado registro de ocorrência e remetido à polícia civil para os procedimentos necessários.
A patrulha da Brigada Militar deslocou até a Avenida Sete de Setembro, Centro; onde uma senhora havia sido vítima de roubo, sendo que um indivíduo roubou o aparelho celular de marca Samsung, sendo que após fugiu em direção à área conhecida como “morro”; foram efetuadas buscas mas ninguém foi encontrado; o registro foi efetuado na polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar juntamente com uma patrulha da polícia rodoviária federal, se fez presente em um posto de combustíveis na Avenida Expedicionário, Centro; onde a condutora de um veículo Ford/ Ecosport estava no local, sendo que seu veículo encontrava-se com dois pneus totalmente destruídos e ela estava psicologicamente alterada e ocasionava transtornos no local; a autora desacatou os policiais, bem como reagiu à abordagem; a mesma foi conduzida ao hospital por uma equipe da SAMU, sendo confeccionado Termo Circunstanciado à autora pelos delitos de desacato e resistência, onde responderá perante à justiça por seus atos.
A patrulha da Brigada Militar prestou apoio ao bombeiro municipal, em um sinistro ocorrido na Rua João Tesser, Vila Maria; o fogo iniciou na garagem da residência, porém, foi controlado e não se espalhou.
- GM/ Vectra de placas ICU 0003: pelo condutor encontrar-se com sua cnh (carteira nacional de habilitação) vencida há mais de trinta dias.
- Honda/ CG 125 Today de placa LZQ 6210: pelo condutor dirigir o veículo sem ser devidamente habilitado; pelo veículo estar com seu licenciamento anual vencido; por estar com o lacre da placa violado; com equipamento obrigatório inoperante; bem como ao proprietário do veículo, por permitir que pessoa não habilitada, conduzisse o veículo em via pública.
- Honda/ CG 150 Titan de placa ILX 3938: por desobedecer as ordens emanadas das autoridades; condutor da motocicleta trafegando equilibrando-se em apenas uma roda; bem como estar sem equipamento obrigatório.
- Honda/ Biz 125 de placa NLN 3161: por desobedecer as ordens emanadas das autoridades; bem como pelo veículo estar com seu licenciamento anual vencido.
- VW/ Polo Sedan de placas ASM 8963: pelo condutor dirigir com seu direito de dirigir suspenso.
- VW/ Gol de placas IDX 8468: por utilizar-se do veículo para realizar manobra perigosa; por transitar de forma a ameaçar os demais veículos que circulam na via pública; bem como por dirigir na contramão de direção do tráfego em via pública.
- VW/ Gol de placas IQN 7064: por estacionar sobre a faixa de pedestres.
- Ford/ Focus de placas DRQ 2998: por estacionar o veículo nas esquinas, a menos de 5m do alinhamento da via transversal.
- Honda/ CG 125 de placa AHV 5123: pelo condutor encontrar-se com sua cnh (carteira nacional de habilitação) vencida há mais de trinta dias; pelo veículo estar com seu licenciamento anual vencido; bem como ao proprietário do veículo, por permitir que pessoa que esteja com sua cnh vencida, conduzisse o veículo em via pública.
- Fiat/ Uno Way de placas ITU 9665: por deixar de dar preferência ao pedestre, quando este estiver já atravessando a faixa ou na iminência de fazê-lo.
- GM/ Astra GLS de placas JMY 5475: por estacionar em fila dupla, ao lado de outro veículo.
- Fiat/ Uno Mille de placas CCV 8554: pelo veículo utilizar-se de aparelhagem de som acima do permitido pelo Contran.
- Honda/ CG 125 Titan de placa IJD 6231: por desobedecer as ordens emanadas das autoridades; bem como pelo condutor da motocicleta trafegar equilibrando-se em apenas uma roda.
- Honda/ CG 125 Fan de placa IRH 9634: por desobedecer as ordens emanadas das autoridades; bem como pelo condutor da motocicleta trafegar equilibrando-se em apenas uma roda.
- Toyota/Ettios de placas MKK 7015: por estacionar em guia rebaixada, para entrada e saída de veículos.
Veículos recolhidos:
- Honda/ Biz 125 de placa NLN 3161.
A BRIGADA MILITAR ORIENTA:
O artigo 340 do Código Penal tipifica que: “Provocar a ação da autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado”, possui pena de detenção de 01 a 06 meses, ou multa.
Quando alguém movimenta a polícia para atender um fato do qual sabe ser inverídico, além de cometer o delito prejudica os demais cidadãos, pois retira momentaneamente a possibilidade da polícia atender outras ocorrências verdadeiras, efetuar o patrulhamento preventivo ou até mesmo salvar vidas.
Portanto, deve-se ter em mente que o serviço de segurança pública prestado pela polícia, seja Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Bombeiros, Policia Civil ou Policia Rodoviária Federal, é de fundamental importância para a manutenção da ordem pública e do estado democrático de direito.
A mesma situação ocorre quando alguém por “brincadeira” ou “má intenção”, passa “trote” via telefone cometendo o mesmo ato; o verdadeiro cidadão tem consciência não somente de seus direitos, mas também de seus deveres, bem como de orientar e advertir outras pessoas para que não cometam este delito.
SANDRO JACOBI FERREIRA
1º Sgt – Setor de Comunicações 3Cia