Santa Catarina decreta fechamento de barragens após duas mortes
Rogério machado
Santa Catarina decreta fechamento de barragens após duas mortes
Das 131 cidades atingidas, 60 já entraram em situação de emergência
Os estragos causados pelas chuvas em excesso e a previsão de novas precipitações levou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, a determinar o fechamento de comportas das barragens de Ituporanga e de José Boiteaux. Das 131 cidades atingidas, 60 já decretaram situação de situação de emergência, conforme o balanço mais recente do governo, da manhã deste domingo.
Nesse sábado, a Defesa Civil estadual confirmou a segunda morte. A vítima é um homem da cidade de Palmeira (SC). Na quarta-feira, havia sido registrado o óbito de um outro homem, em Rio do Oeste (SC).
Em muitas cidades, os bombeiros fazem o resgate de moradores com uso de botes infláveis. O governo catarinense ainda não estimou o total de desabrigados.
As regiões mais afetadas pelas chuvas incluem o Vale do Itajaí, o Planalto Norte e a Oeste, além de áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Novas precipitações também são esperadas para o decorrer da semana, embora com menos força.
O governo orienta que a população que mora em áreas de risco deixe as residências e busque abrigo seguro. Efetivos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram destacados para atuar com helicópteros e outros equipamentos, enquanto o estado do Paraná também enviou reforços a Santa Catarina.
O governo local pediu ainda apoio ao Exército Brasileiro.