O Rio Grande do Sul estará neste sábado sob influência de uma crista de área de alta pressão cujo centro de 1028 hPa sobre o Atlântico. Com isso, o estado terá mais um belo dia ensolarado com amplos períodos de céu claro na maioria das regiões. Nuvens serão apenas esparsas.
Seguem as condições favoráveis à formação de nevoeiro e neblina em pontos localizados ao amanhecer devido ao resfriamento noturno. A tarde deve ser mais quente que a dos últimos dias, com marcas próximas ou acima de 30ºC na maioria das cidades. O calor mais intenso é esperado no Oeste e no Noroeste do Estado.
As mínimas rondam os 5°C em São José dos Ausentes e 6°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 34°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 30°C.
A quinta-feira foi mais um dia com temperatura muito baixa na madrugada para a época do ano no Rio Grande do Sul. Na sexta, as estações meteorológicas indicaram 1,5ºC em Soledade, 2,5ºC em Canela, 2,6ºC em Bom Jesus, 3ºC em Vacaria, 3,8ºC São José dos Ausentes, 3,9ºC em São Francisco de Paula e 4,3ºC em Santa Rosa. Voltou a ocorrer a formação de geada em áreas de baixadas, como em Soledade. Já na Grande Porto Alegre, a mínima foi de apenas 6,3ºC no bairro de Lomba Grande, em Novo Hamburgo.
O mesmo ar muito seco que traz o intenso resfriamento noturno proporciona também um significativo aquecimento de dia com elevadíssima amplitude térmica. Santa Rosa, por exemplo, amanheceu com 4,3ºC e teve uma máxima de 32,3ºC, uma impressionante amplitude em horas de 28ºC.
Faz calor à tarde na maior parte do RS no fim de semana, com marcas ao redor dos 35ºC no Noroeste gaúcho e acima de 30ºC na Grande Porto Alegre. O aquecimento será ainda maior na segunda-feira.