Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Quase 80% dos bancários do RS decidem aderir a greve a partir de terça

Apenas os trabalhadores de Bagé rechaçaram aderir movimento grevista

Dos 38 sindicatos bancários do Rio Grande do Sul, 31 já decidiram aderir à greve por tempo indeterminado da categoria, a partir da próxima terça-feira. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS (Fetrafi-RS) adverte que, nessas regiões, nenhum banco deve haver expediente.
Apenas os trabalhadores de Bagé e região rejeitaram, até agora, aderir ao movimento grevista. Já em Rosário do Sul, só os funcionários da Caixa Federal devem parar. Sindicatos de Carazinho e Guaporé já indicaram possível adesão à greve. Já os núcleos de São Gabriel, São Leopoldo e São Luiz Gonzaga farão assembleias na segunda-feira para definir posição.
Nessa quinta-feira, bancários de Porto Alegre e região Metropolitana já haviam confirmado paralisação a partir do 6 de outubro.
O sindicato que representa a categoria deflagra greves desde 2003 durante as negociações pelo reajuste salarial. Em 2015, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs reajuste de 5,5%, frente a uma inflação de 9,88%. Os trabalhadores pedem 16%. Além do reajuste, os funcionários querem um piso de R$ 3.299,66, Plano de Lucros e Resultados de três salários e R$ 7.246,82, além de melhores condições de trabalho, entre outros itens.
Radio Guaiba