Obra não sofreu qualquer dano, pois fica protegida por placa de cristal
Segundo informações do jornal espanhol El País, o homem, que usava peruca e um gorro, teria jogado algo como uma torta na icônica obra, que fica exposta no museu de Paris.
Segundo visitantes que estavam no local no momento do ato, a polícia autuou e expulsou rapidamente o autor do ataque. O jornal revelou ainda que a obra não sofreu qualquer dano, pois a Monalisa fica protegida por placa de cristal, o que evitou que fosse atingida.
Os funcionários do Museu do Louvre fizeram a limpeza do local de forma rápida, momento que foi registrado em vários vídeos e fotos pelo público presente.
Disfarce
Ainda segundo o jornal, não foram reveladas qual seria a intenção nem a identidade do invasor. Os visitantes que testemunharam a agressão ao quadro de Da Vinci afirmaram que a pessoa se aproximou da pintura em uma cadeira de rodas, disfarçado com uma peruca. Em um dos vídeos que repercutiram pela internet, o agressor aparece com peruca e boné e ainda proferindo palavras pela proteção do planeta, o que é interrompido pelos guardas do museu, que o expulsam da sala.
Não é o primeiro ataque à obra, que já sofreu outros atos de vandalismo. O mais recente ocorreu em 2009, quando uma mulher atirou uma xícara de chá contra a tela, que se espatifou ao bater no vidro protetor.
Correio do Povo